Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
O Alto Taquari

Encontro reúne mulheres de Arroio do Meio, Capitão e Travesseiro

, 5 de agosto de 2022 às 9h08

Depois de várias reuniões preparatórias, o Movimento das Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR) de Arroio do Meio, Capitão e Travesseiro está ultimando os preparativos para o encontro que se realiza no dia 11, próxima quinta-feira, no CTG Querência do Arroio do Meio. O evento, em homenagem a Margarida Alves, tem apoio do STR e da Emater/RS-Ascar.

Nas reuniões já realizadas pelo MMTR é entregue um folheto, com um pouco da história do Movimento, sua trajetória de lutas e conquistas, e também um chamamento à reflexão. O material dá uma ideia do que será o evento do dia 11, que terá duas palestras e vai marcar o reencontro das mulheres, que não puderam realizar a tradicional programação de março por causa da pandemia.

O Dia das Margaridas é celebrado em todo o Brasil no dia 12 de agosto como forma de lembrar a luta de Margarida Alves. A agricultora e líder sindical de Alagoa Grande, na Paraíba, foi assassinada em 12 de agosto de 1983, por defender os direitos dos trabalhadores rurais. Margarida se tornou um símbolo de luta e consciência de classe e, em especial, para as mulheres.

Programação

• 8h30min: recepção
• 9h: abertura seguida de culto ecumênico.
Na sequência, palestra com Elizângela Teixeira sobre o tema “Perfil das Mulheres Rurais”
• 12h: almoço com lanche
• 13h: apresentação de gaita com os irmãos Guilherme e Renata Garcia, de Pouso Novo
• 14h: palestra com o economista Carlos Menta Giasson que vai abordar o tema “O salário mínimo e sua importância para os trabalhadores e sociedade”
• 15h: encerramento

Roteiro de ônibus 11 de agosto

Empresa Oásis – saindo da garagem, passando pela Linha D. Pedro II, Dona Rita, Arroio Grande Central, Arroio Grande Superior, Júlio Schnack, Cascata, Bela Vista, ERS-130 até o CTG.

Empresa Irmãos Cé – sobe ERS-130 até o Esporte Clube União de Palmas, desce pela estrada velha de Palmas, RS-130, entra na Helmuth Kuhn, passando pela rua Presidente Vargas, entrando pelo The Horse, Girando Sol, Cascalheira, Passo do Corvo, saindo pela RS-130 até o trevo em direção a Rui Barbosa até Agrocloss, travessão Blásio Graf até o CTG.

Empresa Mais Transportes – passando por Rui Barbosa, Picada Arroio do Meio, Linha 32, fazendo a volta por Canudos, desce pela Linha Pitsch, Casa Comercial Hermann até a divisa com Travesseiro, voltando pela Forqueta Baixa, banhados, ERS-130 até o CTG. Saída: 7h20min do Centro.

Capitão – As mulheres que irão participar do encontro de 11 de agosto, podem usar o transporte escolar de sua localidade até o Centro, pois ali terá transporte descendo por Linha São Jacó, ERS-130 até o CTG. Saída: 7h30min do Centro.

Travesseiro – Empresa Lumatur – transporte 1: entrada Igreja Barra do Fão – saída 7h30min; Salão São João – 7h35min; Igreja Três saltos Baixo – 7h40min
Empresa Lumatur – transporte 2: Salão Três Saltos Alto – 7h30min; Escola Três Saltos Médio – 7h35min;
Mercado weimer Picada Felipe Essig – 7h45min; Salão Picada Essig – 7h50min; Secretaria de Agricultura – sede – 8h; Salão Juventude – sede – 8h; Comércio do Ferla- sede – 8h05min; Esportivo Travesseirense – 8h10min;
Cairu – 8h20min.

Por daiane