Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
O Alto Taquari

Sicredi Região dos Vales beneficia 170 entidades e projetos sociais da região

, 29 de julho de 2022 às 9h39

Uma noite especial para celebrar a solidariedade e exaltar as iniciativas dos 18 municípios
da área de atuação da Cooperativa contemplados com o projeto Juntos pela Região

 

Incentivar as iniciativas das comunidades e dos associados faz parte da forma de atuação do Sicredi Região dos Vales. Apoiar e fazer parte de ações que promovam o desenvolvimento da região, que fortaleçam a integração, o bem-estar, a solidariedade e o relacionamento entre as pessoas e comunidades, sempre esteve presente na trajetória de 40 anos da Cooperativa.

Por meio do projeto Juntos pela Região, o Sicredi Região dos Vales incentiva ações sociais nos 18 municípios da sua área de atuação. Em 2021, foram contempladas 126 entidades ou projetos sociais.

Neste ano, a Cooperativa realizou um trabalho em conjunto entre colaboradores e comunidade, para identificar iniciativas e entidades que realizam ações relevantes nos municípios, para incentivar a realização e a continuidade de um número maior de entidades e projetos da região.

Com isso, em 2022, 170 entidades e projetos sociais contaram com a cooperação do Sicredi Região dos Vales, contribuindo para a realização de importantes ações nas áreas de cultura, educação, esporte, inclusão, saúde, segurança, solidariedade e sustentabilidade.

Como forma de celebrar a solidariedade, parabenizar e agradecer a todos os representantes das 170 entidades que, diariamente, fazem uma enorme diferença na vida de tantas pessoas da região, o Sicredi Região dos Vales realizou um evento na última quinta-feira, 21, em sua sede em Encantado. O momento foi para valorizar as iniciativas voluntárias diferenciadas, contínuas e transformadoras que mostram na prática o que é cooperação.

Na noite também foi apresentado um vídeo sobre o trabalho das entidades beneficiadas no projeto. O vídeo, intitulado Juntos pela Região, discorre sobre as ações e os benefícios que essas iniciativas trazem para as comunidades locais, evidenciando a sua responsabilidade e a diferença que fazem na vida de tantas pessoas que são atendidas por estes projetos/entidades.

Após, os convidados assistiram à palestra “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez”, com Steven Dubner. Professor formado em Educação Física, que se especializou em esporte para pessoas com deficiência no Brasil e nos Estados Unidos. Ele foi técnico da Seleção Brasileira em várias modalidades e atuou no Comitê Paraolímpico Brasileiro e na Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas.

Além disso, Dubner é um dos fundadores da ADD (Associação Desportiva para Deficientes), instituição sem fins lucrativos que tem como missão promover o desenvolvimento das pessoas com deficiência por meio do esporte, da educação e de cursos de capacitação.

Na palestra, Dubner traçou um paralelo entre o esporte para deficientes e o gerenciamento de dificuldades e superação. A palestra animou e emocionou o público. Ele arrancou sorrisos, lágrimas e fortes aplausos. Steven afirma que é preciso transformar as dificuldades e crises em oportunidades. Para ele, os desafios devem ser encarados de forma positiva, porque é isso que estimula as novas conquistas. “Com um pequeno passo, não se está mais no mesmo lugar. É preciso força, coragem e ousadia para fazer algo que nunca ninguém fez”, disse.

O Presidente do Sicredi Região dos Vales, Ricardo Cé, salientou que o projeto Juntos pela Região tem o objetivo de incentivar as entidades para que sigam realizando importantes trabalhos nas comunidades. “As nossas comunidades precisam de pessoas dispostas a contribuir para um mundo melhor. Precisamos valorizar e somar forças através do apoio e parceria com entidades e projetos que prestam relevantes serviços à sociedade. Ter pessoas nobres como vocês, à frente dessas entidades, faz com que a entidade cresça e engradece o nosso dia a dia. Isso é muito importante para seguirmos juntos cooperando com o bem-estar das pessoas que vivem aqui e com o desenvolvimento da nossa região”, afirmou.

Essa iniciativa também faz parte da intensa programação realizada pelas cooperativas em todo o Brasil conhecida como “DIA C”, em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, que para o Sicredi já se transformou no “mês da solidariedade”, fomentando o movimento de voluntariado e evidenciando que cooperação que se conecta, cresce.

Entidades de Arroio do Meio beneficiadas pelo projeto Juntos pela Região do Sicredi Região dos Vales

Entidades de Capitão beneficiadas pelo projeto Juntos pela Região do Sicredi Região dos Vales

 

Por daiane