Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
O Alto Taquari

Hoje é dia de rock, bebê: confira 5 músicas do gênero para aprender inglês

, 13 de julho de 2022 às 8h36

No Dia Mundial do Rock, docente da área de Idiomas do Senac Lajeado preparou algumas dicas de músicas para o aprendizado

Comemorado no dia 13 de julho, o Dia Mundial do Rock teve sua data escolhida como uma homenagem ao megaevento Live Aid, que ocorreu em 1985 em diversos países simultaneamente e contou com apresentações de grupos como Queen, The Who, U2 e outros grandes artistas. No entanto, apesar de ser conhecido como Dia Mundial do Rock, a data é comemorada especialmente no Brasil. Os americanos, por exemplo, preferem celebrá-lo no dia 9 de julho.

Segundo a docente dos cursos de Inglês do Senac Lajeado, Luísa Kayser Henz, a música tem o poder de cativar o ouvinte e envolvê-lo através de suas melodias e letras. Quase todo mundo tem uma canção que embalou momentos emblemáticos e emocionantes, seja com os amigos em uma festa, com o parceiro ou parceira em um jantar, ou até mesmo naquele churrasco de domingo com a família. “A música sempre está presente, mexendo com emoções, e até com os nossos corpos, nos fazendo dançar e cantar junto”, comenta.

Se a música tem o dom para mover, seja emocional ou fisicamente, com o aprendizado não seria diferente. De acordo com a docente, muitos estudos apontam a eficácia do uso da música nos momentos de estudo, pois ela pode reduzir o nível de estresse e ajudar na concentração. Além disso, ao cantar, aumenta-se significativamente a chance de memorização do conteúdo aprendido. “Muitos professores e escolas têm optado por esse recurso para facilitar o aprendizado dos estudantes e fazer com que as aulas fiquem cada vez mais dinâmicas e divertidas”, ressalta.

Entre a vasta gama de gêneros musicais disponíveis nas plataformas, o rock n’ roll é o preferido quando o assunto é o estudo da língua inglesa. “Isso porque o rock nasceu nos EUA e tem a língua inglesa como base para compor a maioria de suas canções. Além disso, é um gênero composto por várias influências, e que, apesar de sua longa trajetória, continua com o mesmo propósito original de lutar pela ‘ liberdade de expressão'”, destaca Luísa.

Dentre as milhares de canções já compostas, é possível escolher aquela que mais se encaixa com o nível do estudante, que pode partir de músicas lentas e com letras simples, como Help! dos Beatles, até aquelas que possuem agudos de maior complexidade e que são um desafio para quem pretende decifrar as canções sem o auxílio das letras. Para celebrar a data, a docente elaborou 5 sugestões de canções para aprender e cantar. Confira:

Sweet Child O’ Mine – Guns N’ Roses

Um clássico do rock, a canção foi lançada em 1987, ainda hoje está presente em trilhas sonoras, playlists e nas rádios mundo afora. Bastam alguns acordes para que ela seja reconhecida por todos os fãs do gênero. Sua letra é de fácil compreensão e contém palavras e expressões muito úteis para quem está aprendendo a língua inglesa.

We Dance Like Idiots – Beeshop

Beeshop, o projeto solo de Lucas Silveira (Fresno), tem o inglês como seu principal idioma. Em seus dois álbuns de estúdio, The Rise And Fall Of Beeshop (2010) e The Life And Death Of Beeshop (2016), Lucas explora a língua inglesa com canções divertidas e às vezes doloridas. Através de suas músicas, podemos notar com facilidade a influência do sotaque brasileiro no idioma, e assim, nos identificamos com a forma de falar (ou cantar) em inglês.

Beggin’ – Måneskin

A banda italiana Måneskin tem feito muito sucesso nas rádios e nas redes sociais com o seu hit Beggin’. Após vencer o concurso Eurovision em 2021, a banda estourou no mundo todo com suas canções e a voz rouca do vocalista Damiano David. Assim como o Beeshop de Lucas Silveira, Måneskin tem uma grande influência do sotaque italiano nas suas letras. Além disso, por serem línguas provenientes do latim e com sonoridade parecida, os sotaques português e italiano, quando ouvidos em outros idiomas, nos trazem conforto e identificação.

Radio Ga Ga – Queen

A canção lançada em 1984 no álbum The Works é uma das mais emblemáticas da banda. E ainda falando de sotaque, é possível observar aqui a diferença do sotaque britânico de Freddie Mercury com o sotaque americano, mais popular atualmente.

Help! – The Beatles

A música de abertura do icônico álbum de mesmo nome foi lançada como single em 1965 e tem um lugarzinho especial no coração de todo beatlemaníaco. A canção de quase 60 anos, é ainda hoje uma das mais populares. Além de ser um hit inegável, Help! traz em sua letra diversas frases e expressões que são de fácil compreensão e que são usadas por diversos nativos diariamente.

Por daiane