Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Veja razões para aprender um novo idioma

, 21 de junho de 2022 às 13h32

É por meio da linguagem que o ser humano se comunica e expressa ideias e sentimentos. “Para podermos nos comunicarmos com pessoas de todo o mundo, é necessário mais do que a fluência apenas na língua nativa. O aprendizado de uma segunda língua traz outros benefícios, como a melhora da capacidade cognitiva e do aumento da autoestima, pois ficamos mais confiantes a cada pequena tarefa solucionada sem o uso dos tradutores e dicionários”, afirma a docente do curso de inglês do Senac Lajeado, Luísa Kayser Henz.

A língua inglesa é considerada hoje o idioma mais falado em nosso planeta com mais de 1 bilhão de pessoas se comunicando por meio dele. “Nativos ou não, todos nós conhecemos pelo menos uma das centenas de expressões que já foram adotadas pelo nosso vocabulário tais como delivery, jeans, happy hour, internet, e a lista cresce diariamente com o avanço das redes sociais e da globalização. A língua inglesa é a que está mais inserida em nosso cotidiano, mesmo que às vezes ela passe despercebida. Por isso, aprender a se comunicar por meio dela é imprescindível na hora de dar um up na carreira, fazer aquela viagem dos sonhos ou até mesmo se informar em portais internacionais de notícias”, disse Luísa.

A english teacher destaca algumas das diversas razões para buscar o conhecimento deste idioma. Confira:

(1) Mercado de trabalho e vida acadêmica

Não é segredo para ninguém que a língua inglesa é uma grande facilitadora na hora de buscar uma grande oportunidade, seja ela de trabalho ou acadêmica. O idioma mais falado no mundo tem o poder de abrir portas em todos os cantos do planeta e já não é mais considerado um diferencial no currículo. Hoje, ter o Inglês como segunda língua é quase uma regra em várias empresas e universidades, e quem não se adequa ao mercado de trabalho ou ao mundo acadêmico acaba ficando pelo caminho.

(2) Networking

Outro grande aliado no mercado de trabalho é o networking, ou rede de contatos. Conhecer pessoas no seu segmento profissional garante que você tenha a quem recorrer quando surgir aquele problema na empresa, ou até mesmo quando você precisar de uma indicação para o cargo dos sonhos. O inglês pode ser uma grande ferramenta para ampliar sua rede de contatos e para fazer amizades ao redor do mundo.

(3) Lazer

As oportunidades de viagens internacionais e intercâmbios estão cada vez mais acessíveis e o inglês é o seu melhor parceiro de viagem. Com ele você consegue compreender e ser compreendido em todos os cantos do mundo, amplia seus conhecimentos, conhece pessoas e lugares novos e explora a cultura do seu destino com toda a comodidade de ser bilíngue e independente.

(4) Saúde

Pesquisas indicam que, ao aprender um novo idioma, praticamos diversos exercícios neurais, fazendo com que nosso cérebro fique mais ativo, e assim, melhorando as partes responsáveis pela memória e o raciocínio.

(5) Conhecimento e informação

Outro benefício de aprender inglês é a ampliação das suas fontes de informação. Ler, ouvir e assistir notícias estrangeiras é uma forma de estudar e de manter-se sempre atualizado com diferentes visões sobre o mesmo assunto.

Sobre a metodologia de ensino do Senac, Luísa explica que a escola segue uma abordagem comunicativa, com enfoque na conversação e na troca entre os estudantes. “Buscamos sempre contemplar os quatro pilares do aprendizado da língua inglesa: leitura, escrita, comunicação oral e compreensão auditiva. Nosso material é importado de grandes editoras que estão presentes em cursos de inglês ao redor do mundo, o que facilita que o estudante tenha mais contato com a língua inglesa como uma ferramenta global”, explica.

Mais informações sobre os cursos de Idiomas do Senac Lajeado podem ser obtidas pelo site www.senacrs.com.br/lajeado, pelo telefone (51) 3748-4644 ou ainda pelo WhatsApp (51) 99202-5169. O Senac Lajeado fica localizado na avenida Senador Alberto Pasqualini, 421 – Centro.

https://www.senacrs.com.br/lajeado

Por daiane