Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Apartes

Um passo no meu espaço…

13 de maio de 2022 às 9h05

A Secretaria de Educação e Cultura com participação de autoridades e professores lançou nesta semana o projeto de mais uma obra literária que chega à sua 14ª edição. O concurso do qual podem participar alunos e pessoas da comunidade segue diferentes etapas e prazos que estão devidamente divulgados no regulamento. Haverá uma pré-seleção para escolher os melhores textos levando em conta, criatividade, clareza, ortografia, pontuação, coesão, coerência, pertinência ao tema e originalidade.

E qual o tema para 2022? Um passo no meu espaço… O tema deverá ser trabalhado pelos professores com os alunos, mas de antemão abre a imaginação para muitas possibilidades de narrativas e contextos. Como disse a secretária de Educação, Iliete Winck no dia do lançamento, “Um passo no meu espaço…. Vamos encantar e surpreender os outros com nossas palavras”. A professora Adriana Lermen, ao fazer uma analogia sobre como começou a dar seus passos na vida, aos 8 meses, resumiu e projetou que “a educação é feita de muitos passos que podem levar a muitos lugares, frisando que os passos dados pelos agentes que atuam na educação decidem o futuro de muitas pessoas”.

Ter o nome gravado num livro, ter um texto selecionado e escrito numa obra literária é um orgulho, disse o prefeito Danilo Bruxel falando da importância deste tipo de trabalho que é apoiado e divulgado pelos professores para os alunos. Falando em nome do Legislativo, o também professor Paulo Backes destacou que quando as pessoas se reúnem em torno da educação, se está no caminho certo. A obra será lançada oficialmente no dia 22 de novembro.

Propor projetos que envolvem a linguagem oral e escrita, é de fato importante, principalmente numa época em que o hábito da leitura não está tão presente na vida de muitos adultos, fascinados pelas facilidades das redes sociais que permitem uma comunicação mais curta, menos formal, até mais superficial. No caso de uma criança e de um adolescente, a leitura e a escrita são essenciais no processo de aprendizagem, na interpretação das palavras, no significado. Ler livros, jornais, revistas contribui de forma decisiva na construção da própria identidade, numa melhor interpretação dos fatos e da história e que levam a tomar melhores decisões.

Veja mais detalhes nas páginas 8 e 9.


Crise, oportunismo, oportunidades e a necessária volta por cima

A escalada de preços de diferentes produtos que vão desde a composição da cesta básica, até artigos de primeira necessidade, atingem a grande massa produtiva e trabalhadora. O cidadão sente no bolso. O pai e a mãe de família muitas vezes não sabem o que fazer para dar conta, definir prioridades das necessidades básicas, sem prejudicar o essencial que é manter educação e saúde de qualidade. Porém, diante de dificuldades, não tem como cair no desespero, nem buscar subterfúgios fora da realidade.

Este grande desarranjo econômico e social é uma decorrência em grande parte, desta pandemia em curso há mais de dois anos que pode até ser comparada a uma grande guerra mundial que fez com que milhares de pessoas perdessem suas vidas ou tivessem de se adaptar a um novo modo de vida. Se reinventar, recuperar perdas de toda a ordem, considerando que é o trabalho que gera renda. Mas até que ponto estávamos preparados para esta tempestade? Quem está ou estava melhor preparado?

Sabemos que ficaram livres das consequências sociais e econômicas da pandemia uns poucos privilegiados, onde se incluem oportunistas, que circulam em diferentes meios. Não são apenas altos burocratas, enclausurados nos seus gabinetes, mas também especuladores que acabam aumentando preços bem acima da necessidade provocada pela inflação, queda de produção… ou ainda políticos de plantão neste ano eleitoral querendo levar vantagem, com falsas promessas, fake news.

Independente deste cenário que sem dúvida nos coloca diante de uma nova realidade, penso que precisamos ser firmes nos propósitos, ter muita boa vontade, trabalhar alinhados com objetivos comuns, abrir mão de alguns confortos, para que possamos superar as dificuldades de forma colaborativa.


Evento foi sucesso com participação das escolas

Entre os eventos ocorridos em comemoração ao Dia das Mães, bombou a promoção feita pelo Paulo Bersch, uma parceria com as escolas São Caetano, Escola Infantil Raio de Sol e Escola Infantil Turma da Mônica. Segundo o organizador, foram vendidos 880 cartões sendo que deste total, 642 vendidos pelas escolas que receberam por cada cartão vendido R$ 5. Para dar atendimento e servir o café foi montada uma mesa de 25 metros, com 25 diferentes opções de doces e salgados da Padaria Bruxel de Estrela. A festa foi animada pelo Vida Alegre e foi um sucesso.

 

Por daiane