Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
O Alto Taquari

“Um passo no meu espaço” convida para a prática da escrita

, 13 de maio de 2022 às 9h35

Com o tema “Um passo no meu espaço” foi lançado na terça-feira, dia 10, a 14ª edição do Concurso Literário de Arroio do Meio, que tem como objetivo dar continuidade ao projeto de produção literária desenvolvido no município, promovendo espaços de incentivo à leitura e escrita. A solenidade foi realizada no Seminário Sagrado Coração de Jesus com a presença de autoridades locais, representantes de entidades culturais, equipes diretivas das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) e Escolas Comunitárias de Educação Infantil (Eceis) e comunidade.

O momento de sensibilização para apresentar o tema foi encenado pelos integrantes do grupo de teatro FoiceAcena, mostrando alguns dos espaços que fazem parte do cotidiano e que contribuem para o crescimento do ser humano, como a família, o trabalho e a vizinhança.

A secretária de Educação, Iliete R. Winck, reforçou que o intuito do concurso é incentivar alunos, professores e comunidade arroio-meense a participarem e mostrarem seu potencial na produção textual, a fim de compartilharem lembranças e vivências. “O tema ‘Um passo no meu espaço’ nos abre inúmeras possibilidades, basta pensarmos no nosso papel enquanto cidadãos dentro da sociedade nos diferentes espaços e contextos que estamos inseridos”.

A vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen destacou que cada pessoa conquista o seu espaço conforme os passos que decide dar. “A grande maioria dos que estão presentes aqui têm ligação direta com a educação. Ela nos faz dar passos certeiros, porque os nossos passos decidem a vida de muitas pessoas, como caráter e futuro. O tema escolhido é riquíssimo, pois quantas vezes não nos preocupamos com o nosso caminhar, afinal ele nos leva a lugares que nunca imaginamos”.

Já o prefeito Danilo Bruxel relembrou dos eventos de lançamento das obras literárias anteriores e de como os escritores selecionados se emocionavam ao ouvirem seu nome. “Vários livros já foram lançados e sei o quanto isso representa para as pessoas que têm seu nome escrito nele. Essas pessoas são eternizadas. Além disso, o concurso não envolve apenas os alunos das escolas, mas também pais, familiares e vizinhos. Todos que participam já são considerados vencedores pelo simples fato de se mostrarem interessados em participar”. Para finalizar, parabenizou a equipe da secretaria de Educação pela iniciativa de dar continuidade a este projeto.

O vereador Paulo Backes (PDT), em nome da Câmara de Vereadores, parabenizou a escolha do tema e afirmou que “quando as pessoas se reúnem para a educação, elas estão no caminho certo, visto que, a educação muda o país”.

A produção de textos e pré-seleção nas escolas ocorre de 11 a 13 de julho. Para a comunidade em geral, o prazo para entrega dos textos na secretaria de Educação é 14 de julho. O nome dos escritores selecionados será divulgado na primeira quinzena de novembro e o lançamento da obra ocorre no dia 22 de novembro. Regulamento e demais informações podem ser obtidas na secretaria de Educação.

Tema foi encenado por integrantes do FoiceAcena

O prefeito Danilo Bruxel relembrou a importância do concurso para a comunidade arroio-meense

Por daiane

Secretária Iliete reforçou que o intuito do concurso é incentivar alunos, professores e comunidade arroio-meense a participarem e mostrarem seu potencial na produção textual