Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Retomada do Sisbi e programa de forrageiras voltam à discussão

, 14 de janeiro de 2022 às 14h04

Na próxima semana o poder Legislativo de Arroio do Meio irá promover nova discussão em torno da necessidade de recredenciamento do município ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA), que está suspenso desde 20 de setembro. O encontro ocorre às 18h30min da terça-feira, na Câmara de Vereadores.

Entre os convidados estão o secretário da Agricultura, Élcio Roni Lutz, o prestador terceirizado de serviços veterinários Nestor Diehl, representantes das agroindústrias afetadas pela suspensão, as veterinárias concursadas Bruna Cassia Scheuermann e Morgana Rodrigues Beise, que estão de licença saúde, e o advogado que as representa, Adriano Puerari.
O pedido da reunião foi feito pelo vereador Rodrigo Kreutz (MDB) à Mesa Diretora. A intenção é buscar o máximo de esclarecimentos possíveis em torno dos motivos da suspensão e ajustes técnicos necessários. A estimativa é que as agroindústrias deixaram de movimentar R$ 250 mil por mês, desde a suspensão, segundo as veterinárias.

Lembrando que em sessão extraordinária realizada em 23 de dezembro foi rejeitada por seis votos (oposição) a cinco (situação), a proposta de adequação que regula o Sisbi-Poa, Cispoa e SIM, sob alegação de inconformidade com a lei federal.
Recentemente, a prefeita em exercício Adriana Celestina Meneghini Lermen explicou que a proposta reprovada é a única possível no momento para viabilizar o funcionamento das agroindústrias.

Outro assunto que irá em pauta nas vésperas da sessão ordinária da próxima quarta-feira será a manutenção do incentivo de sementes forrageiras no programa Bônus Produção, que foi garantido em emenda legislativa também em sessão extraordinária.

Por daiane