Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Turismo

Travessias: roteiro de Cascatas e Casarões aguarda os primeiros visitantes

, 10 de dezembro de 2021 às 10h05

Há três anos um grupo de empreendedores rurais organizados, focados em fortalecer o turismo rural, decidiu acreditar no potencial turístico de Travesseiro. Com capacitações, visitas técnicas e muita força de vontade, consolidaram oficialmente o roteiro Travessias: roteiro de Cascatas e Casarões.

O evento de lançamento ocorreu na quinta-feira, dia 2, no Sítio Chico, um dos empreendimentos que integram o roteiro. O momento contou com a presença de autoridades, agências de turismo e da imprensa. Foram apresentadas informações de cada empreendimento, que contemplam propriedades rurais, casarões históricos, cascatas, trilhas e bons momentos de degustação da culinária típica alemã e italiana.

Todo o grupo de empreendedoras recebeu, durante o evento, o certificado de capacitação do Curso de Turismo Rural, promovido desde 2018 pelo Senar. Maria de Lourdes Portella é a condutora local, participante do curso. Com o auxílio de fotos e vídeos, relatou todas as etapas do curso até a consolidação da rota que valoriza a natureza, as paisagens, as quedas da água e trilhas.

Toda a capacitação até o roteiro passou pela formação do grupo, capacitações pelo Senar, visitas técnicas, palestras, visitas em feiras, cursos de jardinagem, culinária até o lançamento piloto do roteiro, que ocorreu no dia 17 de outubro.

DIVULGAÇÃO DO MUNICÍPIO

Durante a formação e lançamento do roteiro, o prefeito Gilmar Southier e o vice Tiago Weizenmann se manifestaram e deixaram seu apoio. Weizenmann destacou o empenho do grupo de mulheres em participar da capacitação. Disse que desde cedo acompanhou a formação e união das empreendedoras e destacou o empenho da Administração anterior por iniciar o projeto. “O município sempre passou uma imagem boa para fora, seja pela sua produtividade agrícola, pelos bons índices educacionais e, agora, será conhecido pelo seu potencial turístico. Temos ótimos atrativos, casas históricas, boa gastronomia cascatas e, principalmente, pessoas engajadas em fazer a coisa acontecer”, destacou.

Southier falou do compromisso que o grupo tem, a partir de agora, em manter os empreendimentos preparados para receber um bom número de visitantes, tendo em vista o crescimento turístico em todo o Vale do Taquari. “O poder público sempre irá apoiar estas iniciativas e estará disponível para prestar toda assistência”, reforçou.

O encerramento do evento contou com a apresentação musical do gaiteiro João Paulo Rempel e com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado, Lauro Baum, do gerente adjunto da Emater Regional, Carlos Augusto Lagemann, do presidente da Câmara de Vereadores Omar João Walter, da presidente do roteiro Janelas do Interior, Reny Rother e representantes da cooperativa Sicredi.

Os agendamentos para passeios podem ser feitos pelo telefone (51) 99873-2471.

Os empreendimentos

CENTRO
Espaço Nono Gusto, Café Vó Edi, Melânia Artes, Sítio Chico

PICADA FELIPE ESSIG
Memorial da Família Essig

TRÊS SALTOS ALTO
Cascata da Família Kochem e Casarão da Família Martini

TRÊS SALTOS BAIXO
Pinguela entre Marques de Souza e Travesseiro

Por daiane