Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Turismo

Dez anos de caminhadas e valorização das comunidades do interior

, 19 de novembro de 2021 às 10h20

O aniversário de 10 anos do Passeio na Colônia, será comemorado caminhando. Neste domingo um grupo de caminhantes liderados por Alício de Assunção vai percorrer 13 quilômetros pelo interior de Teutônia. Será uma caminhada festiva, com o almoço em uma cervejaria artesanal, para festejar e projetar os próximos dez anos.

Alício, que há 10 anos viu uma oportunidade nos grupos de caminhantes que circulavam pelo interior de Marques de Souza sem orientação, comemora o sucesso da iniciativa que já passou por 68 municípios. Lembra que, no início, poucos acreditaram que poderia dar certo e ouviu muitas vezes que era loucura, que as pessoas não iriam pagar para caminhar. Contudo, levou o projeto adiante e hoje é referência regional quando se fala em caminhadas pelo interior.

Desde novembro de 2011 já foram realizadas 194 caminhadas, que contemplaram 229 pequenas localidades. Foram 23 mil participantes que percorreram 2.750 km. Além de contribuir com a autoestima de muitas comunidades do interior, o Passeios na Colônia deixa um legado de 1.710 árvores plantadas nestes 10 anos. “O projeto se consolidou e hoje somos chamados por empreendedores, prefeituras e comunidades para levar caminhantes a esses locais. Hoje nos transformamos numa agência de turismo”, afirma Alício.

Para ele, o trabalho, que também envolve a esposa Marla e os filhos Rodrigo e Lívia, é muito gratificante. “Me sinto muito feliz pois em cada pequena comunidade que passamos caminhando deixamos marcas de esperança, de dias melhores para os moradores. Elevamos a autoestima deles. Para se ter uma ideia, a partir das caminhadas surgiram agroindústrias, asfalto comunitário, construção de ginásio de esportes, pousadas, colha e pague, aquelas plaquinhas na frente das propriedades – ‘vende-se mel, melado’. Isso é gratificante e não tem preço. Só comprova que tudo valeu a pena até agora”, destaca, lembrando os caminhantes, que se sentem renovados e conhecem lugares que jamais iriam visitar se não fosse pelo projeto. “Os moradores de sentem pertencentes ao Passeios na Colônia. Meu maior orgulho de tudo isso, destes 10 anos, é ter transformado para melhor a vida de caminhantes e das comunidades por onde passamos”.

O Passeios na Colônia é uma empresa familiar, que também realiza caminhadas temáticas com colheita de uva, macela, aipim, cogumelo, bergamota.

Caminhada comemorativa

Quem ainda desejar participar da caminhada de domingo pode se inscrever pelos fones/Whats: (51) 99583-2672 ou 99779-9575. Os participantes terão transporte, café da colônia, almoço, água, condutores e carro de apoio, ao investimento de R$ 140. A saída será em Lajeado – às 6h na Benoit e 6h15min passando em frente ao shopping. As vagas são limitadas, reservadas por inscrição antecipada. A caminhada comemorativa é uma parceria do Passeios na Colônia e Engenho Quatro Ventos.

Para Alício, seu maior orgulho é ter transformado para melhor a vida de caminhantes e das comunidades

Por daiane