Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Greicy Weschenfelder

Falando em turismo

, 7 de outubro de 2021 às 16h12

Turismo está em alta e é um termo recorrente nas rodas de conversas em todos os lugares. Esta semana, inclusive, comemorou- se o Dia do Turismo.

No Vale do Taquari, muito se tem a comemorar em termos de Turismo. O trem dos Vales e o Cristo Protetor, de Encantado abriram o caminho para um olhar atento e carinhoso para nossa região sob o viés turístico.

Gramado é uma cidade que colhe os frutos na área por conta de anos de planejamento e investimento. Nada caiu do céu ou sem muito envolvimento. Por isso, que esse texto quer é chamar atenção para a questão da união em torno de objetivos.

Temos muitas belezas naturais e lugares bonitos no Vale do Taquari e que nem sequer foram explorados ainda. Agora, não basta só ter o lugar, é preciso se preparar para isso. E essa preparação envolve todo o lugar e região. E começa pela comunicação. Conhecer o lugar, a história e convencer o turista de que vale a pena visitar e voltar de novo. E ainda, convencer outros a visitarem o ponto turístico.

Também falando de turismo, quero explorar o termo egoísmo. Não adianta uma cidade só pensar nela e no ponto turístico da mesma. Sai ganhando a região que pensa como um todo e fala bem de outros pontos turísticos em outros municípios, pois dessa forma o turista ficará não só um dia e sim uma semana. Saem ganhando todos.

Falando ainda de Gramado. A cidade sempre pensou em eventos, pontos turísticos e preparação. Mas isso não deixou de lado a cidade vizinha que é Canela. A competição saudável sempre ocorreu, porém se irmanam quando penso em turismo. E pode notar, o turista adora as duas cidades.

Vamos pensar num ponto turístico em determinada cidade. Para isso ser um sucesso é preciso ter toda uma estrutura preparada e uma entrega de um excelente serviço. As pessoas que moram no local precisam conhecê-lo, e desde o garçom ao taxista precisam ter uma excelente comunicação e gostar da cidade, saber a história do ponto turístico.

Há muito que se avançar. Mas o turismo veio para ficar. As pessoas adoram explorar lugares bonitos, abastecer-se de cultura, história e encher os olhos e a alma de natureza, espaços diferentes.

Por daiane