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Desde 2019, cemitério municipal conta com normas próprias

, 29 de outubro de 2021 às 10h45

O cemitério municipal de Capitão conta, desde 2019, com legislação e normas próprias para sepultamentos. O espaço público localizado na rua São Domingos, no bairro Morro da Cruz, é o local escolhido entre familiares que não possuem planos funerários, ligação com alguma religião ou por associados de igrejas que não possuem programas específicos para sepultamentos. No local, pela lei municipal, os sepultamentos devem ser feitos em blocos, com linhas e gavetas construídas de forma vertical. O local também é aberto para cultos e atos religiosos.

Conforme a secretária de Administração e Finanças, Vanusa Lorenzon, a gestão do espaço é feita pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, que realiza o arquivamento de certidões de óbitos e o registro de sepultamentos.

Os serviços de abertura e fechamento dos túmulos é gratuito, desde que seja apresentada uma certidão de óbito emitida pelo registro civil no Centro de Referência e Assistência Social. Cabe ao município também a limpeza de vegetação, manutenção do acesso, ajardinamento e retirada dos resíduos. Já aos familiares, de acordo com a secretaria, cabe a manutenção dos jazigos e, quando necessária, a numeração das gavetas, identificação e limpeza.

Além do cemitério municipal, Capitão conta com outros sete cemitérios. No centro há ainda o cemitério católico da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e, no interior, os cemitérios católicos em São Luiz, Marinheira, Estefânia, Linha Argola, São Jacó e Bicudo. Associados luteranos se dirigem aos cemitérios de Palmas e São Caetano.

Por daiane