Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Turismo

Conselho municipal de turismo organiza plano de ações

, 15 de outubro de 2021 às 10h15

O Conselho Municipal de Turismo de Travesseiro esteve reunido na terça-feira, dia 13. O encontro ocorreu na Escola Pedro Pretto e contou com a participação da secretária de Educação Michele Träsel, o turismólogo da Amturvales, Edenir Belluc e integrantes do roteio Travessias.

O encontro serviu para avaliar o roteiro realizado na última sexta-feira, definir um novo plano de ação do conselho para os próximos 24 meses em conjunto com a secretaria de Educação, além, de buscar formas de mobilizar e capacitar empresário e comunidade em geral para a recepção de turistas.

Entre as ações previstas e destacadas por Belluc, está a realização de um inventário turístico, a criação de um departamento específico para o turismo no município e a criação e fortalecimento dos roteiros já existentes, além da criação de um calendário específico para o turismo, que podem agregar muito para a cidade e empreendimento.

Também participaram da reunião a vereadora Vanessa Ahne e o proprietário do Casarão Essig, Edson Essig onde também foi avalizada a possibilidade de criação de um monumento alusivo à barca que por anos realizou a travessia entre Travesseiro e Marques de Souza pelo rio Forqueta. De acordo com Belluc, uma das ideias é levar o projeto adiante para setores da esfera estadual e nacional para captação de recursos e autorizações necessárias para concretizar o projeto.

Também ficou definido por unanimidade a eleição da nova presidente do conselho Maria de Lourdes Portella que terá como vice-presidente Edson Essig.

CICLOTURISMO

Durante a reunião, a secretária de Educação aproveitou a oportunidade para anunciar a realização do primeiro passeio Cicloturistico do município que será realizado em parceria com o SESC Lajeado. A inscrição ocorre de forma virtual, no site do SESC onde será possível consultar o percurso. Os participantes devem realizar os trajetos propostos entre os dias 23 de outubro a 15 de dezembro.

Os primeiros 50 inscritos que completarem ao menos quatro percursos neste período garantem uma camiseta e medalha alusiva ao evento.

Por daiane