Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Obras

Limitadores de passagem na Campos Sales permanecerão até solução da encosta

, 10 de setembro de 2021 às 10h34

Desde a segunda quinzena de agosto, a rua Campos Sales, no bairro Navegantes, em Arroio do Meio, está com dois limitadores de passagem de 2,90m por 2,60m restringido o trânsito de caminhões pesados entre os fundos da Brigada Militar e o ponto de captação da Corsan. O objetivo é evitar deslizamentos e comprometimento de residências devido ao impacto do peso dos caminhões na encosta, que é mais lixiviada e sensível.
O motivo são os sucessivos desabamentos nas cheias das últimas décadas. Além disso, houve a paralisação da obra de contenção da encosta com gabiões devido à divergências na planilha de custos do orçamento do projeto com o protocolo na Defesa Civil Nacional.
A obra foi paralisada em 30 de abril devido a falta de repasses, e a retomada depende de análise técnica. O prefeito Danilo José Bruxel esteve em Brasília, em agosto, para cobrar providências, mas o órgão ainda não sinalizou respostas, segundo o coordenador do Planejamento, Carlos Rafael Black.
Moradores mais críticos acreditam que as goleiras não serão respeitadas e logo serão derrubadas por um caminhão de maior porte. Na visão do pescador artesanal profissional Gilson Luiz da Silva, morador da Campos Sales há mais de 50 anos, as goleiras foram uma medida interessante, pois acredita que já teriam ocorrido mais deslizamentos, porém, analisa que o poder público errou em apostar em gabiões. “Foi dinheiro jogado no lixo. Nós que navegamos no rio, entendemos que a melhor maneira de proteger encostas é a dragagem ou desassoreamento, levando os excessos de pedras e rochas que estão no meio do leito às margens desprotegidas. Permitindo ainda, uma navegação mais eficiente”, ponderou.

Por daiane