Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

Hospital Marques de Souza apresenta obras de remodelação e oferece novas especialidades

, 3 de setembro de 2021 às 10h12

Inauguração contou com a presença de prefeitos e secretários municipais dos municípios conveniados

Uma estrutura adequada, reformulada com a melhora significativa do atendimento e conforto aos pacientes e acompanhantes. Assim que o presidente do Hospital Marques de Souza, Marco Aurélio de Lima Trindade definiu as obras de remodelação, apresentadas de forma oficial na tarde de sexta-feira, dia 27. “Transformamos a nossa instituição em uma referência, tanto em infraestrutura como em serviços. Hoje oferecemos aqui, um atendimento de qualidade, com equipamentos de alta tecnologia e com uma equipe de excelência”, destacou.

Segundo o gerente administrativo, Joel Zanella, a estrutura física segue as orientações da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. Entre as obras realizadas, está a ampliação do acesso das ambulâncias, novas salas de recepção e espera, novos banheiros na sala de espera, nova unidade semi-intensiva, novas salas de enfermagem, espaço administrativo, além da reforma da sala de triagem e consultório de especialidades.

Recepção e salas de espera foram ampliadas

O investimento chega a R$ 500 mil, onde a maioria destes recursos é oriunda de repasses de emendas parlamentares. Durante a cerimônia, também foi apresentada a nova logomarca do hospital e o planejamento publicitário.

Mensalmente são registradas no hospital em torno de 120 internações, além de atendimentos ambulatoriais e uma média de 700 consultas. São oferecidos também 41 leitos. Atualmente, mais de 92% dos atendimentos são prestados pelo Sistema Único de Saúde. A entidade, que completa 76 anos em 2021, conta com 20 médicos entre clinico geral e especialistas e 46 funcionários entre o hospital e a farmácia.

Autoridades conheceram a estrutura após a cerimônia de inauguração

O prefeito de Marques de Souza, Fábio Mertz, se comprometeu em auxiliar cada vez mais o hospital na busca de recursos para manter a entidade de portas abertas. “Temos planos arrojados e ousados. Este hospital, para nós, é uma fortaleza. Cada pessoa que passou por aqui ao longo dos mais de 70 anos, com seu trabalho e esforço, deixou sua marca. A transformação pela qual nossa entidade passou nos torna um modelo de atendimento e cuidado da saúde das pessoas”, disse.

Unidade semi-intensiva utilizada para o tratamento de pacientes com problemas respiratórios

Para o vice-prefeito e secretário da Saúde, Lairton Heineck, o atendimento e as especialidades oferecidas são de alta qualidade. Também agradeceu o empenho das cooperativas Certel e Sicredi e elogiou o poder legislativo de Marques de Souza. “Através da cooperação, chegamos até aqui. É gratificante ver esta evolução. Hoje não temos só uma nova identidade visual, mas atendemos todas as normas técnicas e nos tornamos referência na região. Damos mais um passo importante, assim como aconteceu ao longo da história, onde sempre dependemos desta casa de saúde”.

DEVER DE CUIDAR

O diretor técnico, médico Djacir de Lima Freitas, destacou o empenho de toda a equipe para garantir à população atendida um serviço em saúde de qualidade. Enalteceu o aumento das especialidades clínicas e cirúrgicas oferecidas nos últimos anos. “Ao receber esta missão achei que precisaria substituir o saudoso médico Henrique Vier. Com o tempo compreendi que somos a continuidade da soma do trabalho de muitos que nos antecederam. O ser humano é o reflexo da sabedoria divina, pois Deus criou o homem e a ele confiou o médico”, concluiu.

Sala de enfermagem foi reformulada para qualificar o atendimento de profissionais e pacientes

O evento inaugural também contou com a presença dos prefeitos e secretários municipais da Saúde dos municípios de Forquetinha, Travesseiro, Pouso Novo, Canudos do Vale e São José do Herval, do superintendente da Cooperativa Certel, Ilvo Persch e gerente local do Sicredi Integração RS/MG, agência Marques de Souza, Clécio Schwengber.

Pastores da Igreja Evangélica Luterana (IECLB) Paulo Augusto Daenecke e Ademir Edison Trentini, da Igreja Luterana do Brasil (IELB), Dilson Krahn e o padre da Paróquia Nossa Senhora da Purificação de Travesseiro, Laudenor Telöken, que coordenaram um momento ecuménico antes do corte da fita.


O QUE FOI FEITO

Ampliado acesso das ambulâncias

Novas salas de recepção e espera

Novos banheiros na sala de espera

Nova unidade semi-intensiva

Novas salas de enfermagem e espaço administrativo

Reforma da sala de triagem

Reforma do consultório de especialidades


ESPECIALIDADES MÉDICAS OFERECIDAS

Clínico Geral – 24 horas
Cardiologia – segundas-feiras
Cirurgião Geral – quartas-feiras
Cirurgião Plástico – segundas-feiras
Cirurgião Vascular – terças-feiras
Dermatologia – quartas-feiras
Endocrinologista – sextas-feiras
Ginecologia – quartas-feiras
Otorrinolaringologista – quintas-feiras
Urologia – segundas-feiras


EXAMES

Colonoscopia – quartas-feiras
Ecografia – terças e quartas-feiras
Eletrocardiograma – 24 horas
Endoscopia – quartas-feiras
Raios – 24 horas
Teste Ergométrico – segundas-feiras

Por daiane