Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Semana Farroupilha

CTG Tropilhas da Serra cultiva tradição com festejos farroupilhas

, 17 de setembro de 2021 às 10h15

Os peões e prendas do CTG Tropilhas da Serra de Pouso Novo, vão ressaltar a sua paixão pelo tradicionalismo com um dia de festa, ao contrário de outros anos, quando o CTG realizava uma semana de festejos para comemorar a Semana Farroupilha. Domingo, dia 19, o CTG vai hastear as cores de sua bandeira e do Rio Grande com uma programação que, neste ano, comemora os 200 anos de nascimento da Anita Garibaldi e a patrona dos Festejos Farroupilhas, a declamadora Liliana Cardoso. O evento vai preservar a tradição com uma cavalgada, missa crioula, almoço e apresentações artísticas.

O CTG Tropilhas da Serra, coordenado pelo patrão Renato Compagnoni, inicia o cultivo da tradição no sábado, dia 18, quando um grupo de cavaleiros vai se dirigir até a Comunidade da Barra do Dudulha, distante mais de 15 km da Sede, onde, no final da tarde, será feito o acendimento da Chama Crioula, junto ao túmulo dos soldados mortos durante o Combate do Fão, ocorrido em setembro de 1932, na Revolução Constitucionalista. Na parte da noite, será servido jantar e, após, acontece o pernoite dos tradicionalistas no Salão da Comunidade de Dudulha.

No domingo ainda cedo, os cavaleiros juntam os pelegos e os arreios para montar seus cavalos e seguir devidamente trajados, com a Chama Crioula até o Galpão do CTG, onde devem chegar por volta das 10h. Após a recepção, que poderá ser acompanhada pela comunidade, será celebrada missa crioula, com a participação de um coral da comunidade. Durante a missa acontece o ato de colocação dos lenços na cruz, simbolizando a paz entre Ximangos e Maragatos que se enfrentaram e lutaram na Revolução Farroupilha. Ao meio-dia será servido almoço e, na parte da tarde, acontecem apresentações artísticas de jovens gaiteiros que integram a invernada artística do CTG.

Por daiane