Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Saúde

Comunidade pode contribuir para combater a pólio

, 10 de setembro de 2021 às 9h50

O Rotary se comprometeu a arrecadar US$ 50 milhões por ano para a erradicação da pólio, e a Fundação Bill e Melinda Gates prometeu equiparar tal valor na proporção de 2 para 1, totalizando US$ 150 milhões por ano. Estes fundos financiam suporte operacional, agentes da saúde, equipamentos laboratoriais e materiais educativos. Sem deixar de mencionar o importantíssimo papel de governos mundiais, corporações e doadores.
O Rotary Club de Arroio do Meio está engajado nesse projeto mundial e, recentemente, iniciou a divulgação e a distribuição de cofrinhos em 32 estabelecimentos locais para a comunidade fazer a sua doação. “Realizamos a aquisição de 200 porta carteirinhas de vacinação que serão disponibilizadas ao serviço saúde do município. Além disso, estamos organizando a primeira pedalada pela erradicação da pólio, no dia 16 de outubro”, adianta a presidente, Fabiana Botoni. “Venham participar, juntos somos mais fortes no ideal de Servir e Transformar Vidas”, convida.

O grande objetivo: Erradicar a pólio

Em todo o mundo, o logotipo da campanha Elimine a Pólio Agora (End Polio Now) é um emblema de honra para aqueles que apoiam a luta contra a doença. Ele mostra que você faz parte de um esforço sem precedentes para erradicar a segunda doença humana da história.
A poliomielite, que causa paralisia e pode ser fatal, ainda ameaça as crianças de algumas partes do mundo. O vírus invade o sistema nervoso e pode causar paralisia em questão de horas, colocando em risco pessoas de qualquer idade, mas principalmente menores de cinco anos. Não existe cura para a pólio, mas ela pode ser evitada com a vacina. Ao contrário de muitas doenças, a poliomielite pode ser erradicada.
O Rotary e seus parceiros lideram os trabalhos de erradicação mundial da doença há mais de 30 anos. O Pólio Plus foi o primeiro programa a abraçar a erradicação da paralisia infantil por meio da vacinação de crianças em grande escala.

A pólio hoje

Quando o Rotary e seus parceiros formaram a GPEI, em 1988, ocorriam 350.000 casos de pólio por ano em 125 países. Hoje, foram reduzidos os casos em 99,9% e apenas dois países continuam reportando casos do vírus selvagem: Afeganistão e Paquistão. Graças aos esforços do Rotary e dos seus parceiros, cerca de 19,4 milhões de pessoas que teriam ficado paralíticas podem andar, e mais de 1,5 milhão de pessoas que teriam morrido estão vivas. A infraestrutura construída para acabar com a poliomielite está sendo usada para prevenir e tratar outras doenças (inclusive a covid-19), causando impacto significativo em outras áreas da saúde pública.

Confira os locais onde você encontra os cofrinhos:

1- Karis Farma
2- Unitec
3- Tudesca
4- Ane Decor
5- Languiru
6- Livraria Coman
7- Benoit
8- Certel
9- Via Esporte
10- Lojas Dullius
11- Arte Modas
12- Bruxelas
13- Mercado Frohlich
14- Super Mercado MAREL
15- Supermercado Dalia
16- Fruteira Centro
17- Super Arroiomeense
18- Maderon
19- AGAFARMA
20- Agafarma Centro
21- Kadernus
22- Mercado JOSNAITTE
23- Loja Universo das Festas
24- Mamão com Açúcar
25- Bruxel Materiais de Construção
26- Restaurante Ritts
27- Lojas Mânica
28- Loja Prata
29- Posto de gasolina Bela Vista
30- Restaurante Divino Fogão

Por daiane