Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Municípios

Arroio Tamanduá transborda e causa transtornos no distrito

, 14 de setembro de 2021 às 11h15

Pela segunda vez neste ano, moradores do distrito de Tamanduá, Marques de Souza, foram afetados com as fortes chuvas. Entre o sábado e o feriado de 7 de setembro, a chuva causou o aumento do arroio local, o entupimento de bueiros e a água invadiu ruas e residências.
De acordo com a Defesa Civil municipal, o acumulado nos quatro dias superou os 150 milímetros. “A água vinda das cabeceiras e regiões mais altas, como Linha Orlando e Canudos do Vale, fizeram com que os córregos aumentassem rapidamente, causando alguns transtornos”, explicou o coordenador Airton Lamm.
De acordo com o prefeito Fábio Alex Mertz, no distrito de Tamanduá o município se deparou com uma canalização entupida e sem saída. “Em outros momentos fizemos a limpeza do local e a drenagem até o asfaltamento. Por baixo da rua, não temos nenhuma planta ou projeto definido de onde passam as tubulações de escoamento da água”.
O prefeito também entende ser difícil, no momento, realizar uma detonação do asfalto sem um projeto e avaliação de engenheiros. Existe também a necessidade de adentrar em propriedade particular para que seja feito o escoamento correto da água e córregos. “A comunidade tem razão de estar revoltada”.
Ainda conforme Mertz, outras comunidades e propriedades lindeiras às obras de duplicação da BR-386 sofreram com os alagamentos, porém não foi registrada interrupção do trânsito de carros, ônibus ou caminhões.

Por daiane