Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Agente biológico atua no controle da cigarrinha

, 3 de setembro de 2021 às 9h55

Está à disposição dos produtores de milho da região nesta safra, o inseticida microbiológico Octane, eficaz no controle da cigarrinha do milho (Dalbulus maidis). O produto foi desenvolvido pela Koppert Biological Systems, líder mundial no segmento em parceria com a USP ESALQ e está registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O mesmo já vinha sendo utilizado no Sudeste também no controle do psilideo do citros.

O consultor técnico de vendas da Koppert Rafael Henz revela que os conídios do fungo entomopatogênico Isaria fumosorosea, após a pulverização, são depositados sobre o alvo, aderem ao tegumento (tecido) do inseto e, em condições ideais de temperatura e umidade relativa do ar, iniciam seu processo de germinação, produzindo um complexo de enzimas que atuam na degradação do tegumento do inseto, permitindo ao fungo penetrar em seu hospedeiro.

O mesmo não é prejudicial ao meio ambiente, bem como também preserva os inimigos naturais.

O ideal é realizar o monitoramento da cigarrinha e realizar a intervenção com o produto Octane a partir do primeiro aparecimento da praga. Este inseticida microbiológico atua por contato direto com seu alvo. Uma vez no interior do inseto, o fungo continua seu processo de desenvolvimento, onde também continua a liberar enzimas e metabólitos que acabam levando o hospedeiro à morte. Em seguida, o fungo inicia o processo de extrusão, colonizando a parte externa do inseto, onde comumente o mesmo fica recoberto com fina e pulverulenta camada de conídios de tom rosáceo, confirmando assim a morte do mesmo pelo fungo. Tanto ninfas quanto adultos são suscetíveis a ação do fungo Isaria fumosorosea.

A aplicação pode ser feita por meio de implementos de pulverização como o turbo pulverizador tratorizado e/ou barra de pulverização, mantendo cuidados em relação ao volume de calda, garantindo boa deposição e cobertura de folhas e, consequentemente, sobre os insetos. “Pode ser usado aliado com produtos químicos ou sozinho”.

Conforme Henz, o produto tem um custo muito acessível e está disponível nos canais de venda parceiros da Koppert. Na região, um dos locais é a agropecuária Maná.

Consultor de vendas
da Koppert, Rafael Henz

Por daiane