Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Saúde

Projeto Dona: uma proposta para o equilíbrio do corpo e da mente

, 13 de agosto de 2021 às 8h45

Ao observar a pandemia e todas as suas situações, vendo tantas mulheres, principalmente idosas, muito sozinhas e depressivas, foi pensado o Projeto Dona. A iniciativa, de um grupo de profissionais de Arroio do Meio, busca ajudar essas mulheres, reconectando-as entre si próprias, buscando na meditação, autoconhecimento e maior equilíbrio. Junto a isso, a proposta oferecerá estímulos físicos, como dança, música, alongamentos, exercícios, e também naturopatias, que é o aprendizado sobre o poder dos alimentos e das ervas, buscando coisas mais naturais. Integram a iniciativa, a cirurgiã dentista, Carla Meneghini, a professora de dança e personal training, Debora Neumann e a naturopata, professora de pós-graduação da Unisc, Alexandra Perotti.

O cronograma para os encontros já está organizado. Estes serão semanais, de duas horas de duração, divididas em: 30 minutos de atividade física, como dança, alongamentos, exercícios; 30 minutos de diálogos, abordando os potenciais de alimentos, ervas, terapias naturais e oficinas artesanais; 30 minutos dedicados a meditações, mentalizações, técnicas para positivar pensamentos, relaxamentos, conversas. “O restante do tempo contará com assuntos diversos, onde se trará profissionais de várias áreas, culinária, jardinagem, estética, decoração (feng shui), ioga, informática, pets, arte, canto, e muito mais. No final, algum tipo de integração, encontros temáticos, brincadeiras, jogos”, descreve Carla.

Nos dias 1º e 2 de setembro, será promovido o evento gratuito de demonstração do trabalho. O local é na rua General Daltro Filho, nº44, em frente à Mobília. Quem tiver interesse em saber um pouco mais sobre as aulas e, posteriormente, se inscrever, poderá entrar em contato pelos fones: 99971-1286, com Carla, 98519-0828 com Alexandra ou 99592-1454, com Débora.

Um projeto inovador

Carla adianta que o Projeto Dona também pretende estimular uma rede de grupos de WhatsApp, de cuidado e carinho. “Tipo Dona caronas, Dona social (onde se convidariam para tomar um chima na praça, dar uma caminhada, jogar uma carta ou sair para almoçar), Dona meditação, Dona fitness, Dona dança, Dona terapias, Dona culinária, Dona trocas (tipo troco limões por um pão caseiro ou coisa parecida), Dona negócios, onde elas poderiam fazer propaganda de seus trabalhos, vendas, e muito mais”, completa.

Outro foco será o trabalho social, dando um objetivo às participantes, principalmente às de mais idade, mostrando-lhes que são especiais e essenciais. Os encontros serão cobrados, pois a infraestrutura e os profissionais terão custos.

“Será um projeto diferente, meio de nova era, estamos na expectativa por sua acolhida! Acho que podemos ajudar muitas mulheres, pois tantas coisas tiram nossa energia, e tudo o que propomos aqui é para fortalecer as energias debilitadas. Queremos mostrar às mulheres que elas precisam despertar suas consciências, conectarem-se consigo próprias, buscando mais saúde e harmonia, e acreditarem que são donas, das suas vidas, das suas escolhas, das suas vontades”, conclui.

Por daiane

Iniciativa tem na coordenação a cirurgiã dentista, Carla Meneghini, a professora de dança e personal training, Debora Neumann e a naturopata, professora de pós-graduação, Alexandra Perotti