Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Escritor Felipe Kuhn Braun divulga 22º livro

, 13 de agosto de 2021 às 9h59

Esteve na região na semana passada o escritor Felipe Kuhn Braun, divulgando o seu 22º livro, História do Povo Alemão: do Sacro Império às Guerras Napoleônicas. Nos 20 capítulos, escritos em português com tradução em inglês, detalha um pouco sobre a história da Alemanha, desde a época de Carlos Magno, rei dos Lombardos, a partir de 774 e Rei dos Francos, começando em 768. A denominação dinastia Carolíngia, que pelos sete séculos seguintes dominou a Europa no que veio a ser, posteriormente, chamado Sacro Império Romano-Germânico, deriva do seu nome em latim “Carolus”.

A obra também aborda a sociedade e a vida na Idade Média, o Poder do Estado X o Poder da Igreja, a peste negra, a prensa de Gutenberg, o legado de Martinho Lutero, a Guerra dos Trinta Anos, a Revolução Industrial, entre outros assuntos que moldaram o surgimento da Alemanha.

A pesquisa envolveu materiais bibliográficos coletados em bibliotecas na própria Alemanha em janeiro de 2020. Especialista na imigração alemã, Braun entendeu que era momento de aprofundar o conhecimento em torno das raízes do povo alemão e compartilhá-lo em âmbito estadual, uma vez que pouco sobre a história alemã é difundida no ensino brasileiro. A obra terá sequência.

Braun também integra comissões de convênios culturais entre os dois países e está participando comissão dos festejos do bicentenário da imigração de alemães para o RS, que será comemorado em 2024. Além disso, aos 34 anos, é vereador em Novo Hamburgo pelo PP, sendo o mais votado do município e do Vale dos Sinos em 2020, com 4.014 votos, e o 5º mais votado da história. Além de legislador, preside a comissão de Educação e Segurança.

Braun possui um acervo de mais de 1,5 mil livros sobre o tema da imigração alemã, além de documentos de 19 anos de pesquisas, envolvendo mais de 700 famílias de diferentes estados e países como Argentina e Alemanha, totalizando mais de 40 mil fotos antigas.

Por daiane