Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Resenha do Solano

ZONA DE CONFORTO X OPORTUNIDADES

, 23 de julho de 2021 às 8h40

“Zona de conforto não é um lugar de onde fugir. É o lugar onde muitos sonham estar, mas não assumem, pois pega mal na firma”, frase irônica de autoria pelotense.

O Programa Avançar RS foi anunciado em 9 de junho. O período de consulta pública para o envio de sugestões se estendeu entre 18 de junho e 18 de julho, com reunião final virtual. Nunca foi tão fácil participar. Qualquer repartição pública, loja ou fábrica poderia colocar o áudio no sistema de som geral da reunião final, ou direcionar algum representante para acompanhar o processo. Mas não é da nossa cultura – gostamos de reclamar. Pergunto: quantos se deram o tempo de ler o edital? Infelizmente até os que têm mais obrigação ‘ética’ de estar a par, não buscaram aprofundamento.

No fim da consulta pública, na semana passada, representantes do Governo Estadual garantiram que o debate está sendo conduzido desde o governo anterior. E que, até setembro, será escolhido o modelo de investimentos mais adequado, pois levando em conta a complexidade técnica, jurídica, tributária e econômica, um consenso é impossível. “É preciso impor limites e tomar decisões. Se não for isso, vai ser a EGR ou DAER”, frisou o secretário de parcerias, Leandro Busatto.

Alguns críticos e entendedores acusam políticos locais de estarem fazendo teatrinho pra manipular a opinião popular de que o Vale será vítima e o Estado tirano, pois o jogo já estava acertado. Se ninguém falhou, serve a lição de que, daqui em diante, é preciso estar pronto para fazer o gol ou, pelo menos, ser mais criativo no circo. É o que esperamos da Seleção Brasileira, e de quem elegemos, equipes de governo, vereadores, deputados e etc. Ou a culpa é da imprensa, que não deu tanta importância para o debate em torno da duplicação da BR-386, que vai dar 165km em 10 anos? E na ERS-130, teremos migalhas?

A vida é assim. Às vezes desperdiçamos nosso tempo querendo impressionar, discutir, ter a razão, em assuntos batidos ou longe do nosso alcance, mas nem nos esforçamos para entender as regras de cada jogo e do ‘troféu’, que, de fato, estamos buscando. Saber perder é válido de vez em quando ou, pelo menos, ter um “lapso de empatia”.

Na segunda-feira, às 14h30min, no 20º andar do Centro Administrativo, os prefeitos de Arroio do Meio, Danilo José Bruxel e de Lajeado, Marcelo Caumo, terão reunião com o Secretário Estadual de Parcerias, Leandro Busatto, para deliberar sobre o plano de concessão de pedágio sobre a ERS-130. Detalhes do encontro e outros desdobramentos na próxima edição.

COLD FIRE/GEAN DE GOES – Nessa sexta-feira, dia 23, a banda Cold Fire, de Santa Cruz do Sul, lança nas plataformas de streaming o clipe “Another Way to Live”. O vocalista Jonas Ricardo Germann, é bastante conhecido aqui na região. Tocou comigo e com o Augusto Brock, na época da Dorsia, estudou Jornalismo na Univates, e também cantava na renomada Banda Cassino. Ele deixou a música um pouco de lado para dirigir equipes médicas e constituir família. O trabalho foi gravado no Boca de Sons, estúdio preferido por muitos arroio-meenses, como o cantor Gean de Goes, que está gravando alguns singles que devem ser lançados em agosto, antecipando um projeto solo mais elaborado. Gean foi vocalista da banda Malha Fina e Sob Demanda, que “rodava” pelos bares e festivais dos vales entre os anos de 2005 a 2012.

O trabalho conta com participação dos também arroio-meenses Carlos Tomasi (baixo), Joner Westenhofen (bateria), do estrelense Rike Teixeira (percussão) e produção de Alison Knak (Boca de Sons).

Por daiane