Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Apartes

Vida comunitária, entidades, eventos

11 de junho de 2021 às 8h59

Aos poucos, na medida em que o cronograma de Vacinação Covid-19 avança, ampliam-se as possibilidades de retornar com atividades culturais, recreativas, musicais, pelo menos na parte de organização. Esta semana tivemos a informação de que o The Horse, que tem mais de 50 anos de história e inúmeros serviços prestados para a cultura e lazer de Arroio do Meio, está retornando. Já tem uma diretoria formalizada e a “rapaziada” está cheia de vontade para contribuir com sua experiência, boa vontade, conhecimento em eventos beneficentes. Sucesso ao presidente Élio Luiz Meneghini e toda a diretoria.

Verbindung é Conexão – Outra iniciativa no mundo cultural e musical vem da Associação Cultural e Musical de Arroio do Meio, dirigida pelo advogado Eduardo Ely. Em recesso por um bom tempo em função da pandemia, a entidade está em plenas atividades. Uma das iniciativas recentes é a produção de um programa na Rádio Integração FM, 87,5 que vai ao ar aos sábados do meio dia à uma hora da tarde. O Verbindung para quem não conhece a língua alemã, quer dizer conexão e é para quem valoriza ou quer conhecer um pouco mais da cultura alemã, entender a influência que a vinda dos imigrantes trouxe para a nossa região, há quase dois séculos (em 25 de julho de 2024 serão celebrados 200 anos de imigração alemã). Ely, um dos idealizadores da difusão, considera fundamental manter vivo o legado deixado pelos imigrantes, especialmente em relação à língua, história e música. Acredita que neste sentido é fundamental fazer um trabalho de educação, pricipalmete nas escolas. A entidade também está trabalhando no repertório da Banda que tem 19 integrantes. A ideia é gravar ainda este ano, dois audiovisuais. Sucesso.

Evento municipal – Ainda não tem data oficial, mas Arroio do Meio deverá ter um grande evento em 2022. Movimentações muito positivas ocorrendo para viabilizar esta mega festa para reunir o povo de Arroio do Meio e região.


Estacionamento nas ruas centrais e fiscalização

Com a movimentação mais intensa no Centro, desde que não há mais restrições severas em relação à circulação de pessoas, volta à agenda um velho problema. Dificuldade para encontrar um lugar para estacionar. Alguns lojistas reclamam de que falta bom senso por parte dos próprios lojistas e colaboradores. Bom senso, espirito coletivo, ajudam muito. Mas pelas informações que se tem é que a administração municipal e diretoria da CDL estão estudando a retomada do estacionamento rotativo. A fiscalização teria que ser da Brigada, que tem autorização para autuar e aplicar multas. Queremos pagar multa? Ou vamos exercitar nosso espírito coletivo, cada um fazendo a sua parte.

De qualquer forma, a volta do estacionamento rotativo deverá passar pelo Conselho de Trânsito do município, entidades como a CDL e prefeitura. Há informações de que poderá nas próximas semanas ter mudança no comando da Brigada Militar de Arroio do Meio, que atua nestes casos.

Mas cabe uma reflexão: não podemos ter uma Brigada excessivamente focada em trânsito ou fiscalizar quem estaciona na frente da loja, obstrui espaço para clientes. A Brigada Militar deve agir para dar segurança à população, aos setores produtivos no centro, bairros e interior para coibir criminalidade. Na semana passada em menos de uma semana um mercado foi assaltado duas vezes com bastante ousadia. Isto é preocupante.


Governador Eduardo Leite anuncia investimentos e municípios comemoram

Em Arroio do Meio, o anúncio do programa de desenvolvimento em logística e mobilidade, com investimentos de R$ 5,2 bilhões em concessões de rodovias e obras, pelos próximos cinco anos, pelo governador Eduardo Leite foi assistido por uma plateia atenta, a convite do prefeito Danilo Bruxel e presidente da Acisam, Adailton Cé. Estiveram presentes no gabinete municipal, todos os vereadores, secretários municipais e assessores, vice-prefeita, Adriana Lermen Meneghini, o ex-prefeito Sidnei Eckert (um dos articuladores políticos do MDB, para o governo, na região) e imprensa. Para executar o programa serão feitas parcerias com a inciativa privada e convênios com prefeituras. O Estado deverá disponibilizar até o final de 2022, R$ 1,3 bilhões para investir no programa.

O acesso de Arroio do Meio a Travesseiro está incluído no programa e o anúncio foi comemorado pelo prefeito, Gilmar Southier, bem como pelo prefeito Danilo Bruxel. Nos próximos dias deverão ser detalhadas mais informações. Da mesma forma o trajeto entre Capitão e Arroio do Meio via Arroio Grande deverá ser viabilizado através de convênio, que poderá ser assinado no dia 22 de junho, cuja reunião já está agendada. O governador Eduardo Leite falou bastante em convergência política, ao invés de divergências, das mudanças e medidas administrativas que permitiram economia, das reformas estruturantes votadas na Assembleia Legislativa, dando méritos aos deputados da base, que entenderam a importância do Rio Grande do Sul encontrar soluções para a crise que vinha se agravando ano após ano, ofereccenddo assim mais qualidade de vida ao seu povo.


Padre Silvério Schneiders

Nosso carinho e pesar à família do padre Silverio Schneiders que nos deixou na quarta-feira. Em mais de 50 anos de vida sacerdotal, levou esperança, alegria, entusiasmo, força, coragem, fé, desprendimento e espírito comunitário por onde passou, deixando saudades e marcas profundas.

Por daiane