Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Meio Ambiente

Incentivo a licenciamentos e programas para reduzir impactos ambientais

, 4 de junho de 2021 às 9h35

Em virtude da pandemia da covid-19, nenhuma ação ou programação voltada ao Dia Mundial do Meio Ambiente está sendo organizada em Capitão. O município com destaque na produção primária, principalmente na área da suinocultura, possui uma série de programas e incentivos voltados aos licenciamentos ambientais e tratamento de dejetos líquidos.

Conforme o secretário da Agricultura, que também responde pelo departamento de Meio Ambiente, Márcio André da Costa, a secretaria possui incentivos aos produtores para o transporte de dejetos líquidos em áreas com menos impactos ambientais, além de oferecer incentivos aos produtores que desejam ampliar estruturas mecanizadas de compostagem.

Em parceria com a Emater, máquinas da secretaria estão auxiliando os produtores na abertura de nascentes e proteção de fontes, o que garante aos agricultores o abastecimento de água principalmente em épocas de estiagem.

Na área de licenciamentos, o município possui uma bióloga contratada à disposição dos agricultores que desejam ampliar sua produção. Todos os projetos e licenciamentos são encaminhados pelo município e pagos primeiramente pelo produtor. O valor é ressarcido após o início das operações sejam elas de aviários ou chiqueirões, com o limite de até R$ 351.

COLETA SELETIVA

A coleta do lixo ocorre três vezes por semana na área central, passando por todos os bairros. No interior, o recolhimento ocorre uma vez ao mês, passando em todas as comunidades. O secretário explica que todo o resíduo (reciclável e rejeitos), após a coleta, é encaminhado para uma estação de transbordo instalada e licenciada em Alto Palmas. Lá um funcionário contratado pela prefeitura através de edital separa os materiais recicláveis e não recicláveis. Materiais como papelão, metais e plásticos são encaminhados e vendidos para uma usina de reciclagem. Resíduos não recicláveis são transportados por uma empresa terceirizada até o aterro sanitário em Minas do Leão.

Jogue Limpo

Duas vezes ao ano, o departamento de Meio Ambiente realiza a Campanha Jogue Limpo com Capitão com o objetivo de dar a destinação correta aos materiais eletrônicos como televisores, celulares e refrigeradores. O ponto de coleta é montado junto ao prédio da secretaria de Agricultura. Toda a ação é coordenada pela bióloga do município Caroline Vian. Já os materiais descartados são encaminhados a empresas licenciadas para o descarte correto.

Secretário da Agricultura que também responde pelo departamento de Meio Ambiente, Márcio André da Costa

Por daiane