Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Meio Ambiente

Empresa comprometida com o meio ambiente, agregando valor aos subprodutos frigoríficos

, 4 de junho de 2021 às 9h45

Localizada em Picada Felipe Essig, interior de Travesseiro, iniciou sua instalação em 1º de dezembro de 2020, a EcoFeed Nutrição Animal, que pretende incrementar o mercado de subprodutos frigoríficos e alavancar a economia municipal com vendas para o mercado de rações e usinas de biodiesel de todo o Brasil.

Com a união de investidores e profissionais com mais de 20 anos de experiência no mercado nacional e internacional, os empreendedores revelam que a criação da empresa e a instalação em Travesseiro surgiu através de uma análise de um mercado promissor. A EcoFeed manterá o foco principal na transformação de subprodutos frigoríficos para a fabricação de farinha de ossos e carne, além de gordura animal.

A produção final servirá de componente para a fabricação de rações de suínos, aves, pets e peixes. Já a gordura animal será comercializada às usinas fabricantes do biodiesel. A previsão dos sócios é do processamento de 150 toneladas/dia de matéria prima comprada em frigoríficos, mercados e açougues da região. Conforme os sócios, o objetivo é dar a destinação correta e aproveitar subprodutos frigoríficos, agregando valor de mercado na produção.

Outro foco de produção da EcoFeed será o reaproveitamento de óleo de cozinha, pois na visão dos sócios da empresa, grande parte da população faz o descarte irregular do material, prejudicando o meio ambiente.

A previsão de início de operação da empresa é para o final de julho com a geração de 30 empregos, com grande possibilidade de contratação de mais 100 funcionários, todos de forma direta. A estrutura física está sendo montada desde dezembro. O pavilhão e a área de terras foram cedidos em 2019 pela Prefeitura de Travesseiro, através de projeto de lei que autorizou a parceria público-privada, onde a empresa assume compromissos como a empregabilidade de mão de obra local e retorno financeiro.

A EcoFeed, antes mesmo da instalação, encaminhou todas as licenças ambientais, recebendo a licença de instalação da Fepam. A autorização de funcionamento junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) está encaminhada e os proprietários buscam o registro junto ao Sistema de Inspeção Federal (S.I.F) que permite a comercialização do produto final para todo território nacional e internacional. A empresa também segue todas as normas de segurança exigidas pelo Ministério do Trabalho e possui o plano atualizado de prevenção de incêndios aprovado pelo Corpo de Bombeiros.

COMPROMISSO AMBIENTAL

Os proprietários reforçam que o principal compromisso da empresa é a preservação ambiental. A EcoFeed possuirá um sistema de tratamento de gases e efluentes, utilizando alta tecnologia com o funcionamento de uma estação de tratamento e um biofiltro que captará todos os gases da produção e removerá poluentes, odores e toxicidade dos vapores no ambiente.

A projeção é de que mais de 150 toneladas/dia sejam processadas na empresa. A EcoFeed também beneficiará o ramo madeireiro dos municípios no entorno com a compra direta de lenha para a queima na caldeira. A projeção inicial é de que sejam utilizados mais de 40 metros cúbicos por dia, podendo chegar aos 100 metros cúbicos diários, conforme o processamento de matéria prima.

Em 30 dias também deverá ocorrer uma seleção de funcionários. Durante o período de dezembro a maio, mais de 150 currículos foram preenchidos. Também serão concluídas a construção de um pórtico na entrada da empresa, sala de escritório e balança de pesagens para caminhões pesados. Empresa comprometida com o meio ambiente, agregando valor aos subprodutos frigoríficos

Caldeira

Vista panorâmica da empresa com a caldeira e tanques de armazenamento de gordura animal

Por daiane