Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Arroio do Meio implanta comitê gestor da Defesa Civil

, 11 de junho de 2021 às 9h25

A tarde de sexta-feira, dia 4, ficou marcada pela implantação do comitê gestor da Defesa Civil de Arroio do Meio. A pasta, considerada fundamental para superação de catástrofes ambientais terá dois coordenadores gerais: o secretário da Fazenda, Valdecir Crecencio, que é natural do bairro Navegantes e brigadiano da reserva, e o coordenador administrativo da secretaria de Obras, Cristian Perin. No entanto, terá a participação de praticamente todas as secretarias, subdivididas diferentes frentes.

Também participaram da reunião o prefeito Danilo Bruxel e a vice Adriana Meneghini Lermen, os secretários de Obras, Darci Hergessel, da Saúde, Gustavo Kasper, coordenadores do Planejamento, Carlos Rafael Black e dos Serviços Urbanos, Marcelo Dullius e as servidoras do Centro de Referência em Assistência Social, Natalia Capitanio, Juliane Duarte e Leopoldina de Oliveira.

A intenção é minimizar prejuízos e imprevistos, buscando primeiramente mais eficiência na comunicação pré-desastres, por meio da coleta de informações mais precisas (com outras Defesas Civis e em âmbito local) e divulgação nos meios de comunicação tradicionais, site da Prefeitura e unidade móvel nas áreas de risco. Segundo comentários entre os presentes, na última enchente algumas empresas tiveram prejuízos significativos, pois não tiveram tempo de se organizar.

Além disso, serão treinadas as equipes de resgate, incluindo proprietários de embarcações e melhorada a inteligência logística para agilizar as mudanças. A intenção também é de oferecer suporte de assistência básica no alojamento, seguindo normas sanitárias e qualidade na alimentação, buscando equilíbrio nutricional, além de espaço pet no lado externo dos ginásios. Também haverá um foco nos cadastros de prejuízos e atingidos para agilizar a liberação de recursos estaduais e federais direcionados à pasta.

O prefeito Danilo incumbiu todos os presentes a comunicarem os demais secretários, listarem CCs para integrar a equipe e contatarem pessoas da comunidade, como ecônomos ou a diretoria das associações que ocupa os ginásios municipais, barqueiros e empresas de transporte, e elencarem ações práticas para serem apresentadas e debatidas em nova reunião.

Alguns valores para eventual enchente já estão previstos no orçamento de 2021, mas a intenção é fazer uma licitação antecipada de alguns itens, especialmente de alimentação. A compra de um barco também está nos planos.

Por daiane