Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Agricultura

Domingo para curtir as colônias do Vale do Taquari

, 28 de maio de 2021 às 9h30

Vivências do interior em Picada May

Colha e Pague no distrito de Tamanduá

Seguindo todos os protocolos de prevenção e cuidados em relação à covid-19 o projeto Passeios na Colônia conduziu um grupo de caminhantes pelo interior de Pouso Novo, Travesseiro e Marques de Souza no domingo passado. Oriundos de cidades como Lajeado, Estrela, Arroio do Meio e Santa Cruz do Sul, e até da Espanha, os participantes percorreram um trajeto de 14 quilômetros que incluiu atrativos como o Rio Forqueta, a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, as igrejas de Forqueta Alta e Nossa Senhora de Navegantes e propriedades rurais.

Antes da saída, na manhã gelada do domingo, foi servido café da colônia na propriedade rural do casal Carlinhos Possebon e Verônica Brock, em Arroio do Leite. Na mesa, uma farta gastronomia que agradou o paladar dos caminhantes e motivou a família a planejar novos eventos. O encerramento da caminhada ocorreu próximo a Barra do Fão, já em Travesseiro. O almoço foi oferecido no Camping da Pedra em Picada May, interior de Marques de Souza, outro local repleto de belezas. Após, foi oportunizado um espaço para vivências rurais no Colha e Pague Santa Fé, empreendimento recentemente inaugurado no distrito de Tamanduá, em Marques de Souza.

De acordo com o coordenador do Passeios na Colônia, Alício de Assunção, foi mais uma oportunidade para comprovar algo que já é realidade nesses municípios. “Desde as refeições feitas com muito carinho pelos empreendedores, passando pelos atrativos e diante das reações das pessoas em contemplar imagens belíssimas como a ferradura do rio Forqueta, a cascata e a gruta, além do contato com moradores do interior, tudo compõe o que se define como turismo rural e de vivências”.

Entre os caminhantes estava Santiago Chausson, morador da Espanha e que se mostrou encantado com o trajeto. “Mui belo, em muitos trajetos, semelhante à Europa”, comenta.

Com essa caminhada o Passeios na Colônia completou 183 percursos pelo interior do Estado, chegando a 222 pequenas localidades de 66 municípios, envolvendo 22.100 caminhantes em 2.700 quilômetros percorridos desde 2011.

Por Alan Dick