Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Dengue

Agentes encontram dois focos do mosquito da dengue

, 28 de maio de 2021 às 9h35

Dois focos do mosquito Aedes Aegypti foram confirmados em Travesseiro, após os resultados de amostras coletadas entre os dias 10 e 14 de maio. As ações coordenadas pela vigilância epidemiológica, com o apoio das agentes comunitárias de saúde, integram o Levantamento de Índice do Aedes Aegypti (Lira).

Os últimos focos haviam sido encontrados em 2018. Conforme a agente de combates a endemias, Fabiane Roberta Dalferdt, nas últimas visitas foram coletadas 45 amostras em residências, cemitérios e terrenos baldios. Todas foram encaminhadas ao laboratório de análises da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde.

A agente reforça que o Aedes Aedypti é o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana, por isso a necessidade dos moradores manterem os cuidados e limpeza em terrenos baldios e locais com água parada.

Conforme Fabiane, o levantamento e coleta das amostras para combater focos do mosquito é realizado desde 2016 no município. Ao longo do ano o levantamento ocorrerá a cada dois meses, nos locais de maior proliferação de larvas.

Por Alan Dick