Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Incêndio causa prejuízo estimado em R$ 800 mil na Granja Scheidt

, 23 de abril de 2021 às 9h10

Um incêndio de grandes proporções atingiu um aviário do Grupo 5 da Granja Scheidt em Capitão. O sinistro ocorreu por volta das 12h da última terça-feira e as causas ainda são desconhecidas. A Granja Scheidt é uma das maiores empresas do município.

O Corpo de Bombeiros Militares de Encantado foi acionado para o atendimento da ocorrência. Chegando no local, de difícil acesso, os bombeiros realizaram a extinção e rescaldo das chamas sendo necessário o uso de três mil litros de água. Conforme o proprietário da granja, o ex-prefeito e atual secretário de Obras, Paulo César Scheidt, não havia funcionários no local. O alojamento de 12 mil matrizes estava agendado para o dia seguinte, quarta-feira, feriado de Tiradentes.

Funcionários que haviam saído por volta das 11h30min para o almoço chegaram ao local e improvisaram mangueiras e ferramentas para combater as chamas que se espalharam rapidamente.

O incêndio danificou 70% da estrutura de 2,5 mil metros quadrados, queimando motores, telhado, ferragens, mangueiras, campânulas, 24 ventiladores, aproximadamente 160 bebedouros e comedouros, tratadores, tela e lonas laterais. Outro aviário próximo ao local também ficou danificados devido ao forte calor das chamas. “Era um dos aviários mais novos da granja, construído fazia dois anos. O prejuízo supera tranquilamente os R$ 800 ml”, afirmou Scheidt.

Além de danificar a estrutura, o incêndio também provocou um atraso no alojamento. Matrizes de recria que estavam programadas para chegar na quarta-feira, dia 21, foram realocadas para outros aviários. Ao todo o grupo conta com quatro aviários e totaliza uma capacidade de alojamento de 45 mil aves. Todo o local é cercado e o acesso de funcionários e visitantes é restrito.

Trabalham no Grupo 5 ,aproximadamente seis trabalhadores em épocas de intervalos de lote onde é realizada a preparação e limpeza dos aviários. O número é reduzido para três em épocas de alojamento.

Incêndio danificou 70% de um aviário de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados atrasando em 30 dias o alojamento de matrizes

Por Alan Dick