Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Educação

De volta para as salas de aulas

, 30 de abril de 2021 às 9h35

Depois de mais de dois meses do início do ano letivo, boa parte dos estudantes de Arroio do Meio tiveram aula presencial pela primeira vez ontem, quinta-feira. As 13 escolas de Ensino Fundamental da rede municipal ainda não haviam tido aula presencial neste ano. Em fevereiro, quando alunos se preparavam para começar o ano letivo, a volta para as salas de aula foi suspensa, por causa do agravamento da pandemia. Agora, seguem o modelo híbrido, com atividades presenciais e remotas, em função das restrições da lotação das salas de aula.

O retorno, inclusive das Escolas Comunitárias de Educação Infantil (Eceis), foi comemorado por alunos, famílias e professores. Ainda que as atividades presenciais sejam de forma escalonada, com escalas organizadas pelas escolas, com 50% da capacidade de cada turma, trazem um alento. Em especial para as famílias, que precisaram se adaptar ao cenário de escolas fechadas e a todos os seus impactos no dia a dia.

O Colégio Bom Jesus São Miguel também retornou às aulas presenciais ontem, com escalonamento em algumas turmas. A rede estadual tem o retorno presencial programado para maio (veja abaixo).

Independente de ser rede privada ou pública, as escolas seguem protocolos de prevenção ao coronavírus, que incluem distanciamento entre os alunos e professores, higienização das mãos com álcool gel, aferição da temperatura corporal e uso de máscara. Lembrando que o ensino presencial é opcional a pais e responsáveis.

TRAVESSEIRO

As aulas presenciais retornaram na quinta-feira aos 105 alunos matriculados na Educação Infantil e aos 111 alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental. O retorno ocorre de forma escalonada, seguindo o cronograma do início do ano com a divisão de turmas no turno da manhã e tarde. Alunos do 7º ano ao Ensino Médio estudam na Escola Estadual Monsenhor Segger, que retorna em maio.

CAPITÃO

O retorno das aulas presenciais na Educação Infantil, até o 4º ano do Ensino Fundamental, ocorreu na quarta-feira, logo após o novo decreto do governador. As demais turmas de 5º ao 9º ano das Escola Construindo o Saber retornam na segunda-feira, dia 3.

MARQUES DE SOUZA

A secretaria confirmou o retorno das aulas presenciais de forma escalonada na Escola Carlos Gomes para segunda-feira, dia 3. Já na Educação Infantil, o retorno ocorreu na quinta-feira após o contato e planejamento das escolas juntos aos pais.

POUSO NOVO

As aulas em toda a rede municipal composta pela Escola de Educação Infantil Raio de Sol e Emef Picada Taquari que atende alunos do 1º ao 9º ano serão retomadas na segunda-feira, dia 3. O retorno presencial ocorre de forma escalonada com a divisão de turmas nos turnos da manhã e tarde.

Rede estadual

Na rede pública estadual as aulas serão no modelo híbrido: estudantes terão aulas presenciais nas escolas e também realizarão atividades remotamente. A carga horária diária para o Ensino Fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No Ensino Médio, a carga horária diária deverá ser de três horas presenciais e duas horas remotas.

O calendário de retorno das aulas presenciais será gradual e escalonado, permitindo a volta dos estudantes ao ambiente escolar sem o risco de aglomeração.

Na segunda-feira, dia 3, retorna a Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. No dia 5 os 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental e no dia 7 os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). No dia 10 retorna o 1º ano do Ensino Médio e no dia 12 os 2º e 3º anos do Ensino Médio. No dia 13 é a vez do Ensino Técnico e Curso Normal. Escolas com apenas Ensino Médio, escolas EJA e Neejas, escolas com somente educação profissional e escolas especiais retornam com aulas presenciais na quarta-feira, dia 5.

Por Alan Dick