Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Dia do Profissional Contábil

25 de abril – Dia do Profissional Contábil

, 23 de abril de 2021 às 9h10

A contabilidade é essencial para as empresas e o setor público. E é com muito empenho e conhecimento de quem está à frente desta nobre área, que encaramos as tarefas e demandas diárias de nossos clientes.

Neste dia 25 de abril comemoramos o Dia do Profissional Contábil, aquele que busca através da excelência do seu trabalho o sucesso dos negócios das empresas. Mais do que nunca, temos que valorizar nossa profissão, mostrar o quanto ela é importante para a saúde financeira das organizações. Em períodos difíceis como os que estamos passando com a pandemia, ter o suporte qualificado é fundamental. Seja para interpretar e aplicar a legislação, acompanhar as suas mudanças e tomar as decisões certas para a manutenção e crescimento dos empreendimentos.

Felizmente, vivemos num cenário no qual o profissional contábil vem ganhando cada vez mais espaço na gestão das empresas. E parte disso se deve às constantes mudanças que impactam sobre a rotina das organizações, entre as quais os processos de regularização das empresas e a exagerada burocracia que interfere diretamente nos resultados de quem produz e empreende.

Cada empresário domina o que faz, conhece detalhes produtivos e operacionais, sabe inovar e abrir mercados. Mas para que tudo se desenvolva bem ele precisa de tempo e dedicação e, na maioria das vezes, não tem condições de compreender todos os aspectos legais que norteiam um processo de gestão financeira. Esse é justamente o campo de trabalho do profissional contábil.

Ele entende da legislação, sabe orientar sobre os investimentos, os riscos e as oportunidades, contribuindo de maneira efetiva com os gestores durante o processo de administração dos seus negócios. É através da contabilidade que se mensura e avalia custos, despesas, receitas, lucratividades, ativos e passivos. Por abranger tantos dados importantes para o funcionamento de uma organização, ela é fundamental, jamais podendo ser negligenciada ou subestimada pelos proprietários de empresas, seja qual for o porte.

Assim como um maestro, é o profissional contábil que rege a contabilidade. Sem a devida atenção e valorização, podem surgir problemas que vão desde débitos tributários até o fechamento do negócio. Quando o trabalho é bem conduzido e alinhado com as ideias e ações dos gestores, temos uma contabilidade eficiente, capaz de prever problemas, evitar prejuízos, entre outras vantagens.

Somos, acima de tudo, parceiros das empresas e de todos os desafios que cada cliente tem. Queremos continuar nossa trajetória profissional mostrando a relevância do que fazemos e sua essencialidade para o desenvolvimento econômico, seja individual ou coletivo. Contem sempre com um profissional contábil.

Por Noeli Terezinha Kuhn

Presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari – Sincovat

Por Alan Dick