Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Coronavírus

Coronavírus e tratamento precoce

, 17 de julho de 2020 às 9h15

Após debate regional durante assembleia da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat), Arroio do Meio também ampliará o uso de medicamentos para tratamento precoce da Covid-19, que inclui a aquisição e recomendação de hidroxicloroquina e ivermectina a pacientes suspeitos do novo coronavírus. O encontro ocorreu na segunda-feira, em Estrela, com a participação do prefeito Klaus Werner Schnack e coordenador dos médicos dos postos de saúde do Município, Dr. Edgar Reis.

De acordo com o secretário da Saúde, Gustavo Zanotelli, o protocolo de tratamento precoce já vem sendo praticado, com uso de alguns medicamentos indicados para casos infecciosos, como a azitromicina. “Considerando que cada caso é um caso e requer análise individual”, alerta. “Seguimos tendo o aumento de casos positivados no município, o que infelizmente é inevitável diante da realidade da pandemia, mas comemoramos o número de pacientes recuperados, que cresce na mesma proporção”, afirma o secretário. “Acreditamos que isso é resultado do esforço conjunto da comunidade que colabora no distanciamento social, uso de máscaras e higienização das mãos, equipe técnica de médicos, enfermeiros e demais envolvidos da secretaria da Saúde, Poder Público, Hospital São José e clínicas, que juntos vêm acompanhando os munícipes”, salienta Zanotelli.

O Dr. Edgar Reis reforça que as equipes médicas de Arroio do Meio vêm trabalhando de forma unida e em constante atualização para o enfrentamento à pandemia. “Temos profissionais capacitados para o atendimento aos pacientes de coronavírus”, afirma. “Os protocolos não são iguais para todas as pessoas, considerando comorbidades e diferentes quadros de cada paciente, o que implica em avaliar cada caso individualmente para segurança de todos”, salienta o médico.

Por Alan Dick