O Dia da Mães é muito mais do que uma data no calendário. Sinônimo de reunião familiar, o segundo domingo de maio também é uma das melhores datas do ano para o comércio. Neste ano, em que o mundo vive um momento de incertezas, as comemorações serão afetadas de várias formas. O tradicional presente para as mães é uma esperança para o setor de varejo, que acumula prejuízos em função do fechamento no período de isolamento social. Famílias e lojistas estão se adaptando na tentativa de não deixar a data passar em branco.
A empreendedora Gabriela Kraemer, de Arroio do Meio, aposta também nas vendas virtuais para a data, além de tomar todos os cuidados necessários para os clientes que preferem ir até a loja física. Para quem busca facilidade, pode escolher os produtos nas redes sociais e ainda contar com a entrega grátis no município, ou retirada na loja, evitando aglomerações ou a saída de casa. Esta opção que facilita a compra, tem caído do gosto do consumidor, que também pode pagar as mercadorias entregues com cartão. Gabriela conta que a experiência das vendas por tele-entrega no período em que a loja precisou ficar fechada foi muito positiva.
Para o Dia das Mães as expectativas são boas. No entanto, a lojista acredita que a tendência é de que as pessoas procurem presentes de menor valor. Como atrativo para a data está sorteando uma cesta de produtos entre os clientes.
O mix de opções é uma das apostas da loja gerenciada por Rejane Binsfeld, no Centro de Arroio do Meio. Com muitas novidades na coleção de inverno, há presentes que agradam mães de todos os estilos, com confecções esportivas, para o dia a dia e social, além de toalhas, moda íntima e roupa de cama. Os preços, segundo Rejane, também estão atrativos e variam de acordo com o produto, mas há peças por menos de R$ 20. A expectativa é de que o Dia das Mães gere boas vendas pela tradição da data. Ela revela que a Páscoa não foi ruim e que ainda há quem esteja comprando com a finalidade de presentear pessoas queridas, especialmente crianças, mesmo que de forma atrasada.
A lojista Jéssica Althaus Flach também vê nas vendas on-line uma oportunidade trazida pela quarentena. “Esse Dia das Mães com certeza será diferente. Estamos redescobrindo a importância da família e da vida. O mercado atual exige inovação e renovação constantes. A quarentena veio para mostrar que só sobrevive quem se adapta e oferece algum diferencial. As vendas on-line são uma grande oportunidade para atrair novos clientes e manter ativo o funcionamento da empresa. As redes sociais possuem um custo muito baixo para o impulsionamento dos produtos e não cria a necessidade de os clientes saírem de suas casas”, destaca.
A expectativa para a data é bastante realista em função do momento. “Estamos nos preparando com novidades para as mães e divulgações em vários meios de comunicação, por isso acreditamos que o declínio nas vendas em comparação ao ano passado será menos expressivo”, destaca a lojista que também prepara duas promoções para a data: Mães Reais, que será realizada na página no Facebook (loja.perolamodas) e a promoção feita através do jornal O Alto Taquari. Além disso, há a opção em vale-presente, que pode ser solicitada através das redes sociais e recebida pela mãe em casa, ou virtualmente. O presente não precisa ser retirado de imediato.