Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Coronavírus

Coronavírus muda a rotina da ida ao mercado e cuidado é redobrado na higienização dos produtos

, 30 de abril de 2020 às 9h15

Com a pandemia do novo coronavírus, a rotina das pessoas sofreu diversas alterações, entre elas, a forma como realizam suas compras. São necessários diversos cuidados para que não ocorra o crescimento acelerado do número de casos da Covid-19. As idas ao supermercado devem receber mais atenção do que o habitual, visto que os produtos manuseados por alguém contaminado representam riscos.

A nutricionista Franciele Machado Wermann, coordenadora do Ambulatório de Nutrição de Saúde da Univates orienta quais os procedimentos adequados para comprar produtos em geral, evitando contaminação. “Antes de sair de casa para fazer compras, devemos providenciar uma lista com todos os produtos necessários, separados por itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, gêneros alimentícios e hortifruti, pois essa organização contribuirá para que possamos passar menos tempo em local com maior circulação de pessoas. Também irá contribuir para que nosso orçamento seja respeitado”, instrui.

Para ir ao supermercado, que seja preferencialmente apenas uma pessoa da casa, utilizando máscara, além de álcool em gel. É importante deixar uma certa distância entre as pessoas e evitar tocar em diversos produtos, para reduzir a chance de contaminação.

“Ao chegar em casa, devemos ter todos os cuidados conosco e também com as compras trazidas do supermercado, pois sabemos que o vírus se mantém vivo, durante um determinado período de tempo, em determinadas superfícies”, atenta Franciele. Por isto, ao retornar para casa, é essencial higienizar as superfícies da cozinha nas quais serão manipulados ou guardados os alimentos, como bancadas, pia e despensa, com álcool 70%. Quanto à maneira correta de higienização dos alimentos, para hortaliças, frutas, verduras e legumes, deve ser feita uma solução com uma colher de sopa de água sanitária para cada um litro de água, deixando os produtos de molho, totalmente submersos, durante 20 minutos. Após esse tempo, deve-se lavar os alimentos em água corrente e deixá-los secar naturalmente ou com um paninho limpo. Já para produtos com embalagens, deve-se utilizar um pano com álcool 70%, e nos casos de embalagens mais resistentes, pode-se usar água corrente com sabão.

“Quanto às sacolas plásticas, que são distribuídas pelos estabelecimentos, também devemos tomar cuidado, higienizando-as com a utilização de álcool 70% e/ou isolando-as dentro de um ambiente pelo período de cinco dias”, finaliza a nutricionista.

Por Alan Dick