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Saúde

A importância da hidratação no pós-carnaval: beba muita água

, 28 de fevereiro de 2020 às 11h42

Após uma semana de folia, regada a excessos alimentares e bebidas alcoólicas, é fundamental beber muita água e fazer uma limpeza através alimentos leves e desintoxicantes. Com relação à água, a hidratação neste período de pós-festa é muito importante para ajudar a aliviar os efeitos colaterais dos exageros, principalmente da bebida alcoólica, que são as dores de cabeça, desidratação, inchaço e falta de energia, como explica a nutricionista Carla Holz, de Arroio do Meio.

“O corpo humano é composto de aproximadamente 70% de líquido, por isso é importante sempre repor o que você perde. Além de ajudar a hidratar, a água tem a função de enviar as vitaminas necessárias para o bom funcionamento de alguns órgãos como rins, intestino, coração e pulmões”, descreve.

Muitos acham que o álcool hidrata, mas é justamente o contrário. O álcool aumenta a quantidade de urina produzida pelo organismo, causando uma maior eliminação de líquidos e, consequentemente, levando à desidratação. Mesmo sabendo da importância que a água tem para o nosso corpo, principalmente nessas épocas, muitos não estão habituados a tomar água na quantidade necessária, ou não gostam da bebida porque é sem sabor ou a acham ruim.

Para driblar esses problemas e deixá-la mais refrescante ou “atraente”, a dica são as águas saborizadas. É só colocar folhas de hortelã, pedaços de frutas (como morango, limão ou abacaxi por exemplo), em uma jarra cheia de água e ainda para potencializar o efeito de detoxificação, pode-se acrescentar pedaços de gengibre. A água de coco também é excelente para hidratar e repor os sais minerais perdidos através do suor.

Para saber o quanto de água beber, faça o cálculo. A nutricionista explica que você deve multiplicar 35ml de água pelo seu peso corporal. Por exemplo, uma pessoa de 60kg deve tomar 2,1 litros de água (7-8 copos/dia) e uma pessoa de 80kg deve tomar 2,8 litros de água (14 copos/dia).

“Outro detalhe importante, que deve ser lembrado, é que o consumo de água deve ser realizado durante o dia inteiro e não querer beber somente tudo em um período do dia. Portanto, não se esqueça de beber muita água nesta semana. Seu organismo agradece”.

Nutricionista Carla Holz

Por Alan Dick

Para deixar a água mais refrescante ou “atraente”, a dica é apostar na saborização com folhas frescas ou frutas