Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Obras

Município revitaliza importante ponto turístico nos anos 80 e 90

, 31 de janeiro de 2020 às 9h35

Na semana em que é comemorado o Dia da Nossa Senhora dos Navegantes – 2 de fevereiro – a Administração de Arroio do Meio concluiu a revitalização da Orla do rio Taquari/Balneário Municipal, do bairro que leva o nome da padroeira. A área de lazer, revitalizada, será simbolicamente entregue à comunidade durante a tradicional festa/procissão anual, agendada para 9 de fevereiro.

As melhorias do espaço recreativo, inaugurado em novembro de 1977 e conhecido ponto turístico nas décadas de 1980 e 1990, incluem a revitalização da escadaria da área de lazer até o rio, substituição das réguas de medição das cheias, construção da requisitada rampa de concreto de acesso ao rio e execução de pavimentação com pedras de basalto até a rua Visconde do Rio Branco, já calçada. O investimento é na faixa de R$ 30 mil, provenientes de recursos próprios do município, mais serviços de máquinas e limpeza do entorno. A execução da rampa contou com a parceria de moradores locais na mão de obra.

As melhorias são reivindicadas há anos pela comunidade local. A rampa facilitará a rotina e o acesso de moradores, pescadores e barqueiro que transporta diariamente pessoas até o outro lado do rio, além de veículos com embarcações, acesso de turistas e praticantes de esportes aquáticos. A rampa tem 230m² de área construída, mais 233m² de pavimentação. A escadaria, reconstruída após estragos de enchentes, conta com 60 degraus. As réguas de medição do nível do rio iniciam a contagem em 19, até 31 metros em casos de cheia, considerando que o nível normal do rio é de 14 metros.

Por Alan Dick