Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Política

Vereadores vão pedir arquivamento do projeto

, 13 de dezembro de 2019 às 10h10

Ao que tudo indica, a Câmara de Vereadores de Arroio do Meio vai propor estudos mais aprofundados em torno do projeto 073/2019 trata da concessão onerosa do uso de áreas públicas para a instalação de redes de infraestrutura de telecomunicação ERB Estação Rádio Base, e em contrapartida o pagamento de mensalidade ou prestação de serviços com Câmeras Speed Dome para adicionar ao projeto de videomonitoramento nas áreas com maior incidência de crimes auxiliando no controle e redução da criminalidade.

Em reunião realizada na quarta-feira, entre os vereadores Vanderlei Majolo (PP), José Elton Lorscheiter (PP), Luís Both (MDB), Rodrigo Kreutz (MDB) e Darci Hergessel (PDT), diretor Legislativo Márcio André Cazotti, coordenador municipal de Tecnologia da Informação (TI) Cristiano Roberto Schneider, e representantes da Brasrede, Raquel Camera Schwambach e Marco Antônio Barth, ficou definido que a proposta precisa ser melhor analisada, preferencialmente tendo como base a operação em outros municípios.

Apesar da matéria, em tese, apenas permitir estudos de viabilidade para a tecnologia 5G, os legisladores e empresa de telecomunicações local, entenderam que a lei abre precedentes para multinacionais usarem os espaços públicos sem arrecadaram impostos e prestarem a função social, como levar a internet ao interior e aos produtores que precisam emitir a Nota Fiscal Eletrônica, que seria uma demanda real.

O grupo até avaliou como positiva a contrapartida da instalação de 25 câmaras Speed Dome, em benefício a segurança pública, porém, entenderam que a concessão de 30 anos e falta de pontos específicos, pode gerar arrependimentos. Lembraram também que em Lajeado a lei não avançou e foi barrada pelo prefeito Marcelo Caumo.

O projeto 073/2019 teve pedido de vistas na sessão de 4 de dezembro e deve ser arquivado para uma discussão mais profunda no exercício de 2020.


Segurança

A Brigada Militar de Arroio do Meio realiza hoje, das 18h30min às 19h30min, na Acisam, reunião de apresentação dos dados estatísticos relativos à Segurança Pública do Municipio, bem como apresentação sobre os recursos e evoluções trazidos pelo aplicativo Polícia Online. Toda a comunidade é convidada a participar.


Cantata de Natal

O Natal da Família, em Arroio do Meio, segue neste sábado, às 19h, na Rua de Eventos, onde ocorre a Cantata de Natal com Coral/Musical de Gramado e Concerto Didático do projeto Tem Música no Museu.


Arroio Grande

A Comunidade Católica São Felipe e São Tiago, de Arroio Grande Central, Arroio do Meio, convida a população para prestigiar dois espetáculos natalinos agendados para a noite deste domingo, 15 de dezembro. O grupo Amigos de Verdade apresentará o teatro “Será Milagre”, que trata de uma história antiga, que virou música. A Banda Instrumental da Associação Cultural e Musical de Arroio do Meio regida por Paulo Haas, executará um concerto natalino com sete músicas. O evento inicia às 20h na igreja. Será um momento de preparar o coração e o espírito para o Natal.


Natal

A decoração natalina de Arroio do Meio, que também inclui luzes, árvores naturais e sonorização, tem sido elogiada por muitas pessoas. Nesta semana uma leitora do AT escreveu para parabenizar o Poder Público “pela linda decoração Natalina deste ano. Tudo muito lindo, nossa rua coberta, a cidade decorada, a música linda em clima Natal. Tudo perfeito. Estou muito orgulhosa e feliz com nossa cidade. O nosso trevo está lindo. Um cartão postal de chegada à nossa cidade, lindo e perfeito. Mais uma vez parabéns a todos envolvidos. E um feliz e abençoado Natal a todos arroio-meenses”.


Investigação

A Polícia Civil de Pouso Novo investiga a morte de um agricultor aposentado de 70 anos, morador de Picada Castro, morto pelo próprio filho na madrugada de terça-feira, dia 10.

De acordo com o delegado José Romanci Reis, o filho, de 26 anos, afirmou que estava cuidando da propriedade dos pais enquanto eles viajavam. Após perceber uma movimentação estranha, perguntou quem estava no local, mas não teve resposta. Na sequência, ele disparou três vezes com o revólver calibre 38, atingindo o tórax de seu pai.

Os pais estavam viajando há 20 dias e neste período o jovem havia recebido ameaças de assaltos na propriedade. A arma estava registrada no nome do rapaz, que não foi preso pois apresentou provas e prestou depoimento. O aposentado foi velado em Picada Casto e sepultado no Centro, na presença da esposa e dos seis filhos.


Brechó Solidário

Neste sábado ocorre o Brechó Solidário, das 9h às 15h, na igreja Remir de São Caetano, na rua Presidente Vargas, 2836 (em frente ao Loteamento Nascer do Sol). A primeira edição do brechó foi realizada em novembro, na praça Flores da Cunha. Sob a coordenação dos pastores Alex Souza e Sandra Souza, os membros arrecadaram em torno de 280 peças de roupas e calçados. Uma parte foi selecionada para venda nos valores de R$ 2 e R$ 5 e o restante ficou disponível para doação. O projeto Brechó Solidário já funciona há mais tempo em Teutônia (igreja Matriz), e o valor arrecadado é direcionado a promover o Evangelho.

Por Alan Dick