Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
O Alto Taquari

Principal bandeira é a erradicação da poliomielite no mundo

, 11 de outubro de 2019 às 10h48

O governador do Rotary Club Distrito 4700, Luiz Celeste de Roque Fornari Fassina, e a esposa Isoldi Inês Fassina estiveram em Arroio do Meio na segunda-feira, dia 7. Acompanhados do presidente do Rotary Club da cidade, Sidnei Bernardo Wollinger e de Ismael Fernando Ritt, eles foram recebidos pelo AT e falaram sobre as ações desenvolvidas durante o ano rotário, iniciado em 1º de julho. Fassina foi empossado no dia 29 de junho deste ano, em cerimônia realizada em Lajeado e permanece como governador do clube até junho de 2020.

O governador tem visitado a todos os 56 clubes que compõem o distrito, com o objetivo de estreitar laços, apoiar e prestar orientações referentes às ações desenvolvidas. Hoje, o Rotary de Arroio do Meio conta com 26 integrantes e desenvolve diversas ações junto à comunidade.

Entre as campanhas realizadas desde o início do ano rotário, no município, estão: campanha de erradicação da hepatite, realizada em 27 de julho em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde; participação na 3ª Carreata da Gentileza da Sulati, onde o Rotary Club recebeu os participantes na Vale Log, com almoço beneficente, cujo lucro de mais de R$ 4 mil, foi doado integralmente para o Hospital São José; participação da atividade Verde é Vida, da Afubra, realizada no dia 8 de agosto, junto à escola de Forqueta; realização do 6º Baile dos Estados, que neste ano teve lucro de R$ 14,4 mil dos quais, 50% foram revertidos ao hospital.

Outra prioridade entre as ações do clube em Arroio do Meio, é a manutenção do banco ortopédico do hospital, com aquisição de cadeiras de rodas, de banho, andadores e muletas. Os equipamentos são fornecidos gratuitamente para os munícipes que necessitam. Quem tem algum destes materiais em casa, de forma ociosa, e quiser colaborar, pode doá-los ao banco ortopédico. As doações podem ser deixadas na Karisfarma, rua Maurício Cardoso, bairro Centro.

Poliomielite

A maior bandeira do Rotary Clube Internacional é a erradicação da poliomielite. A doença é altamente infecciosa e afeta principalmente crianças menores de cinco anos de idade.

O vírus da pólio, geralmente contraído pela ingestão de água contaminada, ataca o sistema nervoso e pode levar à paralisia. Embora não haja cura, a pólio pode ser prevenida pela vacina, que foi usada pelo Rotary e seus parceiros para imunizar mais de 2,5 bilhões de crianças no mundo inteiro. Atualmente, a doença apenas não foi erradicada no Afeganistão e no Paquistão.

Por Alan Dick