Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Grupo voluntário difunde o amor pelo teatro no Bela Vista

, 23 de agosto de 2019 às 8h34

Subir ao palco, representar, fazer pensar, fazer sorrir, emocionar e contagiar cada vez mais pessoas com o amor pelo teatro. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bela Vista, em Arroio do Meio, duas vezes por semana, voluntários, entre alunos e pessoas da comunidade, ensaiam as técnicas teatrais, além de voz e de canto.

Tudo começou quando a diretora de teatro, Iselda Pelisson foi convidada pela escola para desenvolver um projeto de teatro. O grupo voluntario foi formado e, a partir daí, a atividade cresceu, unindo os participantes e resultando em peças e espetáculos que maravilham jovens e adultos. “Juntou-se um grupo tão a fim de aprender. Alguns que passaram por aqui, estão hoje integrando o grupo teatral FoiceAcena”, relata Iselda, que trabalha há 20 anos na área do teatro.

Ela explica que nas atividades, prioriza que todos tenham a mesma participação, em todas as áreas. As oficinas com canto e dança ajudam na desinibição, mostrando que qualquer pessoa pode aprender. Pela convivência, os participantes criaram um vínculo de amizade, que levam para seu dia a dia.

As estudantes, Bruna Kunzler, Fernanda Rosário, do 8º ano e Melissa Rochenback, 7º ano, se divertem e aprendem durante os ensaios. Elas contam que se sentem realizadas nos momentos das apresentações, podendo interpretar diferentes papéis e que o teatro as ajudou muito com a desinibição. As três se interessaram em participar após assistir peças apresentadas na escola e na comunidade. “O teatro para nós também é um instrumento de reflexão. Quando não consigo vir aos ensaios, fico muito chateada”, revela Melissa.

Às terças-feiras, participam 17 alunos de 8º e 9ª anos e, às sextas, as aulas são abertas à comunidade em geral. Às quintas, também ocorre a oficina de danças rítmicas, com a professora Lisiane Moreno e, às sextas, a de técnica vocal e canto com Nair Antunes Cavaterra. Também abertas à comunidade.
As oficinas tornaram-se possíveis após o grupo de teatro voluntário ser contemplado pela associação alemã Perspektive: Eine Welt E. V. O objetivo da associação é construir e apoiar instituições e projetos sociais em países emergentes e em desenvolvimento.

Por daiane