Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Municípios

São Luiz relembra sua história escolar com encontro de ex-alunos e ex-professores

, 4 de maio de 2019 às 12h15

A Comunidade de São Luiz/Capitão, realizou festa no feriado de quarta-feira, dia 1º de maio, com encontro de ex-alunos e ex-professores de todas as escolas de São Luiz. Mesmo não tendo uma data oficial da instalação do primeiro educandário, que atendeu as famílias da comunidade, pressume-se que o primeiro educandário com a Escola Comunitária Paroquial, teria entrado em funcionamento há cerca de 80 anos, no prédio enxaimel da igrejinha velha com o professor leigo José Link, um dos desbravadores da comunidade, que mais tarde foi substituído por Jacob Sattler. O encontro de quarta-feira relembrou a atuação dos ex-professores Adelina Mombach Backes, seguida de sua filha Lia Backes e, mais tarde, os irmãos Hugo e Oscar Kolett. Esta escola foi substituída pela Escola Rural São Luiz, que tinha como primeiros professores, Ana Berta Hoff e Silvestre Bianchini. Mais tarde, recebeu a denominação de Escola de 1º Grau Incompleto Jacob Sattler.

A festa ocorreu no Ginásio do Esporte Clube Internacional, com organização de uma comissão que recepcionou os partricipantes com café e roda de chimarão. Ao meio-dia foi servido almoço, seguido de homenagens para os ex-professores presentes, que receberam uma bolsa confeccionada por Aniva Bruxel. Também foi destacada a participação de Armandio e Alma Sattler, casal de ex-alunos que somaram a maior idade no encontro; Danilo Delazeri que veio de mais longe (Porto Alegre) e os irmãos Guido e Ivo Blatt, ex-alunos que, mais tarde, dedicaram-se à música. Após as homenagens, houve a dança da polonese, seguindo a festa com uma reunião dançante. Ainda teve sorteio de brindes e apresentações culturais.

Durante a solenidade, Anelise Rohr Gerhardt, agradeceu aos ex-professores e ex-servidores das escolas que passaram pela comunidade pelos conhecimentos que transmitiram dentro de suas possibilidades e realidades, deixando um grande legado para todos os alunos. Em nome do grupo de professores, Paulo Backes, filho de professora que atuou em São Luiz, elogiou a iniciativa para realizar o encontro, que serviu para recordar o passado e viver o presente da comunidade. “Todos os professores que passaram por São Luiz tiveram uma participação importante para o desenvolvimento da comunidade”, disse Backes.

Por daiane