Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Prefeitos assinam Termo de Adesão ao programa Internet para Todos

, 18 de março de 2018 às 10h00

Os prefeitos de Capitão, Paulo César Scheid e de Travesseiro, Genésio Hofstetter, participaram de cerimonial em Brasília, no começo desta semana, onde assinaram Termo de Adesão ao Programa Internet para Todos. O programa faz parte de uma série de medidas do governo federal para modernizar o país. A afirmação foi feita pelo presidente da República, Michel Temer, durante cerimônia que teve a presença de representantes de 2.471 municípios. A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para garantir banda larga a localidades sem conectividade ou com acesso precário à internet.

A conexão à banda larga oferecida pelo Internet para Todos será feita por meio do SGDC, de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. “Para quem não sabe, o satélite tem duas características principais: a sua vida útil, que é de 18 anos, e a sua capacidade, que é de tal ordem que ultrapassa a somatória de todos os satélites privados que operam hoje no país. O MCTIC estabeleceu parcerias ao longo do ano passado com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras, ampliando as ações de combate ao tráfico de armas e drogas; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do país, sendo que 7 mil serão beneficiadas ainda em 2018; e com o Ministério da Saúde, para implantar internet em hospitais e postos de saúde, melhorando a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população.

“Diante da mobilização extrema dos prefeitos, a nossa expectativa é de entregar o primeiro lote de adesão para a empresa que vai operar o satélite. Milhares de antenas já estão prontas para serem colocadas nas cidades. Muito possivelmente, como centenas de prefeitos nos ligaram no fim de semana, teremos um segundo lote, que será fechado em três semanas. Neste período, portanto, a expectativa é atingir 100% dos municípios brasileiros, que serão beneficiados com esse programa.” O programa deve contemplar 40 mil localidades. As cidades beneficiadas nesta primeira fase começarão a receber as antenas em maio. A operação será feita pela empresa Viasat, contratada pela Telebras.

Por daiane