Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Comissão nega pedido de comerciantes da Gustavo Wienandts

, 27 de outubro de 2017 às 8h25

Na semana passada, representantes de estabelecimentos situados na quadra de saída da rua Gustavo Wienandts, no Centro de Arroio do Meio, estiveram reunidos com integrantes da Comissão de Mobilidade Urbana e com os vereadores Roque Haas (PP), Darci Hergessel (PDT) e Paulo Volk (PMDB). Na oportunidade apresentaram seu descontentamento com as restrições no estacionamento – da quadra da rua São José, até o Restaurante Ritt’s –, alegando que terão prejuízos.

Nesta quarta-feira, dia 25, a Comissão de Mobilidade Urbana esteve reunida para estudar as alternativas apresentadas pelos comerciantes. Após ampla discussão foi mantida a decisão inicial de proibir o estacionamento nos dois lados da via de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h, e nos sábados das 6h às 12h. A parada de ônibus será mantida, e no lado esquerdo haverá pontos de carga e descarga das 7h às 10h. “Não foi uma decisão fácil. Tivemos que priorizar o fluxo e a coletividade […] estamos em constante negociação com a EGR e o Daer para duplicação da ERS-130 e construção de uma elevada, o que foge do nosso controle, mais vai melhorar a travessia que hoje barra na rodovia”, reconhece o coordenador do Departamento de Trânsito, Luiz Fermino de Freitas Soares.

Ele revela que estão em estudos projetos de construção de nova ponte na rua dos Wünsch, e uma rótula nas imediações do Dália Supermercado, para dar novas alternativas de saída da cidade aos motoristas. “Todas as mudanças são passíveis de alterações. Nada impede novas medidas para adequações a novas realidades. O município é responsável por sua circuncisão e vias públicas”, reitera.

A restrição também vai afetar diversos moradores e familiares. Outra polêmica será como a expansão do funcionamento do estacionamento rotativo gratuito na área central da cidade vai impactar na rotina dos trabalhadores de empresas no Centro. Ambas as medidas entram em vigor assim que a sinalização for instalada. O mesmo ocorre na rua Bela Vista, que terá estacionamento proibido no lado da via que vem sentido ao Centro.

Por daiane