Arroio do Meio – Os alunos dos oitavos anos A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental João Beda Körbes encerraram na segunda-feira o Projeto Saúde Grupo de Adolescentes. Desde março eles tiveram um encontro mensal, em sala de aula, para tratar de temas ligados à saúde e ao comportamento na adolescência. A coordenação dos trabalhos ficou a cargo da professora de Ciências Ana Maria Nietzke e a enfermeira do ESF do Aimoré, Maica Adams.
A ideia é ofertar instrumentos para que os adolescentes enfrentarem questões que são comuns nesta idade. O projeto partiu do pressuposto de que quanto mais informação de qualidade os alunos tiverem, menores serão as chances de adotarem um comportamento de risco, evitando assim, desde uma gravidez precoce até o uso de drogas. Nos encontros também foram abordados assuntos ligados ao desenvolvimento do corpo, sexualidade, depressão na adolescência, automutilação e bulliyng. Sempre focando a importância e a valorização dos pais e da família.
De acordo com a enfermeira Maica, os estudantes demonstraram bastante interesse durante os encontros. A profissional percebeu que havia muitas dúvidas e muitas ideias equivocadas sobre alguns assuntos. “Penso que eu gostaria de ter tido essa oportunidade de esclarecimento quando adolescente. Tentamos passar a orientação básica para que eles possam seguir uma vida feliz, sabendo que a escolha de hoje reflete na vida adulta e na família”, afirma.
A professora Ana Maria explica que o projeto veio ao encontro do conteúdo trabalhado no 8º ano, que é saúde, e beneficiou os alunos, que tiveram a oportunidade de aprender de uma forma diferenciada, abordando temas do próprio interesse. A professora destaca que a participação periódica da profissional de saúde qualificou o aprendizado, tendo em vista que seu conhecimento técnico permite o aprofundamento de alguns aspectos. “O projeto foi muito importante, pois abriu um espaço para questionamentos e troca de informações e, sobretudo, para tirar dúvidas de diversos assuntos que envolvem a adolescência”, afirma.
O projeto foi desenvolvido com os alunos dos oitavos anos em função desta ser considerada uma idade estratégica. Acredita-se que nesta fase da vida os adolescentes ainda estão em fase de formação, o que os torna mais acessíveis para as influências positivas e boas informações.