Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Saúde

ESF Navegantes comemora 15 anos de atendimento à comunidade

, 27 de novembro de 2016 às 10h30

Arroio do Meio – A primeira Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Arroio do Meio completou 15 anos de atividades no dia 19 de novembro. Para marcar a data, a equipe do posto preparou uma programação especial na segunda-feira, 21, para a comunidade do bairro, com apresentação musical do grupo Orquídeas, composto por moradoras locais.

Em sua participação no evento, o prefeito Sidnei Eckert agradeceu e parabenizou o trabalho da equipe e o bom uso que a comunidade faz do espaço. “No último ano inauguramos duas novas unidades básicas de saúde nos bairros, visando qualificar o atendimento à nossa comunidade”, relembrou.

Moradora do bairro há 15 anos, Vera Lúcia da Silva, 33, é um exemplo do acompanhamento da saúde familiar realizada no posto. Com dois filhos, Leonarda, 13 e Mateus, 2, fez todo o acompanhamento das duas gestações com a equipe de profissionais do posto e realiza consultas com pediatra e clínico geral, além de receber periodicamente a visita domiciliar da agente de saúde, tendo todo seu histórico familiar e de saúde arquivado. “Sempre que preciso procuro o posto e sou bem atendida”, afirma.

A equipe do ESF do bairro Navegantes é composta por médica clínica geral, enfermeira, técnica de enfermagem, cinco agentes comunitárias de saúde, secretária e serviços gerais. Oferece também atendimento semanal de dentista e bimensal das especialidades de Pediatria e Ginecologia, além de atendimentos domiciliares a pacientes acamados. Com foco na saúde preventiva, a equipe desenvolve grupos semanais de atividades físicas, artesanato, gestantes e de promoção em saúde.

Por daiane