Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Meio Ambiente

Cheias desabrigam e causam prejuízos na agricultura

, 21 de outubro de 2016 às 8h15

Arroio do Meio – O grande volume de chuva registrado nos últimos dias castigou os municípios ribeirinhos. Em Arroio do Meio, até o meio-dia de ontem, nove famílias haviam sido removidas para o ginásio do Loteamento Glória e outras quatro para casas de parentes. Por precaução, cerca de 50 famílias, tinham levantado os móveis ou levado para locais mais altos, a fim de evitar que fossem atingidos pela água.

A maioria das famílias é do Centro e dos bairros Navegantes e São José. Também foram atingidos os bairros Bela Vista, Aimoré, São Caetano, Barra do Forqueta, bem como as localidades próximas aos rios Taquari e Forqueta e aos arroios Grande e do Meio. As várzeas ficaram alagadas, causando prejuízos consideráveis na agricultura.

Uma equipe formada por servidores das secretarias de Agricultura e de Obras, mais a Defesa Civil, trabalharam a noite toda na remoção de famílias, sinalização das vias interrompidas e no monitoramento das águas.

A previsão era de que o nível das águas se estabilizasse na tarde de ontem.

Agricultura

No interior os prejuízos estão relacionados às enxurradas em córregos e arroios e a inundação das várzeas. Nestes pontos estima-se que todo o milho recém-plantado foi perdido, atingindo mais de 80 hectares, e o trigo fica impossibilitado de ser colhido.

Nas próximas semanas as secretarias de Agricultura e Obras priorizarão a recuperação das estradas e acessos, limpeza de valetas e desobstrução de bueiros. Os demais serviços serão suspensos até normalização que deve ocorrer em três semanas.

Também será cobrada substituição de postes deteriorados para não gerar prejuízos à rede elétrica.

Por daiane