Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Política

A liderança deve começar dentro de cada uma

, 1 de abril de 2016 às 9h34

Arroio do Meio – O Movimento da Mulher Progressista realizou na quarta-feira dia 30, um encontro regional no município. A reunião aconteceu no salão de festas do Paroquial e reuniu cerca de 120 pessoas. O evento organizado pelas Mulheres Progressistas do Vale do Taquari teve apoio da sigla gaúcha e foi direcionado não só às mulheres do Vale, mas para todos os interessados. Participaram autoridades municipais e estaduais, entre elas a presidente estadual da Mulher Progressista Simone Leite e o presidente estadual do PP, Celso Bernardi.

A presidente da Mulher Progressista de Arroio do Meio, Juliana Gasparotto agradeceu as participantes pela presença e encorajou as mulheres a fazer parte da política, já que o sexo feminino é a minoria em cargos eletivos.

Em seguida palestrou a coach Mileine Vargas que falou sobre “Líderes em foco”. Em seu discurso incentivou as mulheres a fazerem parte da política começando dentro de suas próprias casas. Revelou aos participantes que as mulheres têm um espírito de liderança, apesar do pouco envolvimento na política. “Para ser um líder é necessário 30% de conhecimento técnico e 70% de gerenciamento das relações e de suas próprias emoções. Todas vocês podem ser um líder”, revelou.

Milene apresentou números que apontam que 52% dos empreendedores do Brasil são do sexo feminino. Revelou que 23% das mulheres do país ocupam cargo de liderança e citou as principais características. “As mulheres possuem uma gestão baseada em valores, preocupam-se muito mais com o ser do que com o ter. Outra característica importante: tendem a criar equipes colaborativas em suas gestões”, enfatiza.

Citou diferenças entre chefe e líder. O primeiro é conhecido por dar ordens. O líder é simplesmente seguido por suas ações e atitudes, e por mostrar o caminho a seus colaboradores. Mileine explica que um líder nasce primeiramente dentro da própria pessoa liderando suas próprias emoções como a confiança, segurança e a autoestima interna. “Um líder precisa de empatia, sabedoria, firmeza e sensibilidade”, observa.

Ao final da palestra os participantes puderam fazer perguntas referentes ao tema.

Por daiane