Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Papa nomeia dom Canísio para a diocese de Sinop

, 23 de janeiro de 2016 às 9h30

Santa Cruz do Sul – O papa acolheu na quarta-feira, o pedido de renúncia apresentado por dom Gentil Delazari, em conformidade com o cânon 401 parágrafo 1, do Código de Direito Canônico. Na mesma data, nomeou dom Canísio Klaus como bispo de Sinop (MT), transferindo-o da Diocese de Santa Cruz do Sul.

Em entrevista ao AT, dom Canísio disse que ficou surpreso com a nomeação, já que está há apenas cinco anos e meio na Diocese de Santa Cruz do Sul. Contudo, mostrou-se satisfeito por ter seu nome como um dos três indicados para a diocese de Sinop e a consequente escolha. “Sempre se está disponível a servir a Igreja. Quando se abraça a vocação se sabe que é possível a transferência a qualquer momento. Quando veio a nomeação do Papa ponderei, avaliei e disse sim. A missão chama para outros lugares. Estou indo com alegria”, afirma.

Em relação ao trabalho desenvolvido na diocese, dom Canísio afirma que recebeu muito apoio e que foi um período muito produtivo, de grande aprendizado. Pediu compreensão pela decisão de assumir este novo desafio, dizendo que, ao mesmo tempo que vai com alegria para a nova missão, vai de coração partido, pois foi muito bem acolhido no seu retorno ao Estado. “Gosto muito da minha terra natal, Arroio do Meio, Arroio Grande e de todas as comunidades da diocese. Fiz muitas amizades aqui. Peço a compreensão de todos e agradeço pelo carinho recebido. E peço orações para esta nova missão”.

Natural de Arroio do Meio (RS), dom Canísio nasceu em 09 de outubro de 1951. A nomeação ao episcopado ocorreu no dia 22 de abril de 1998, sendo enviado para a diocese de Diamantino (MT), onde permaneceu até 2010. Seu lema é “Enviado para Evangelizar”.

Na trajetória episcopal, exerceu diferentes funções como presidente do regional Oeste 2 (2003 a 2006), membro do Conselho Permanente da CNBB, bispo de Diamantino e de Santa Cruz do Sul (2010 – 2016).

Novo bispo

Ainda não há um bispo definido para ocupar a vaga que será deixada por dom Canísio, assim como sua transferência para Sinop também não tem data certa para acontecer, mas deve se dar num prazo máximo de dois meses a partir da nomeação.

O processo de escolha do substituto já está sendo articulado. Serão indicados três bispos e o papa fará a escolha de um. O trâmite pode demorar meses, já que é definido em Roma. No período compreendido entre a saída de dom Canísio e a nomeação de outro bispo, a diocese deve contar com um padre administrador. Este será eleito por um colégio e ficará no posto até o novo bispo assumir.

Bispo emérito

Dom Gentil Delazari é natural de Encantado (RS). Foi nomeado bispo de Sinop (MT) em 09 de fevereiro de 1994. Em 2015, completou 20 anos à frente desta Igreja Particular e 47 anos de vida sacerdotal. Na caminhada episcopal foi responsável pelo Setor de Vocações no regional Oeste 2 da CNBB. Tem como lema “Preparai os caminhos do Senhor”.

 

Por daiane