Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari - Cotidiano

Jornal da Semana
Cultura

Programação encerra domingo com missa crioula

, 18 de setembro de 2015 às 9h23

Arroio do Meio – Tem continuidade na noite desta sexta-feira e segue até domingo a programação da Semana Farroupilha do CTG Querência do Arroio do Meio. Hoje, às 19h30min ocorre no galpão do CTG um Sarau Nativista seguido de jantar. Já no domingo a programação inicia às 9h30min com recepção e chimarreada; 10h30min, missa crioula com Padre Aldo; 12h, almoço do associado e comunidade seguido de apresentações e às 17h o encerramento.

A abertura oficial dos festejos farroupilhas ocorreu na manhã do último sábado com um desfile de bombacha pelas ruas da cidade. A ausência dos cavalos não tirou o brilho da caminhada. Durante o trajeto, prendas e peões eram aplaudidos pela comunidade, demonstrando o amor pelas tradições gaúchas. Após, ocorreu nas dependências do CTG Querência a solenidade de abertura e acendimento da chama crioula.

O momento contou com a presença de autoridades, tradicionalistas e comunidade. A patroa da entidade, Regina Rodrigues, salientou que a tradição gaúcha é ter força, perseverança e amor pela terra, além de cultivar amizades e transmitir através de uma roda de chimarrão a emoção que bate no peito. “Nossa tradição é passar adiante o carinho e a alegria de um povo que ama e valoriza o que é daqui. É renovar o respeito pela nossa história e vivenciar a herança farroupilha como se o 20 de setembro fosse todos os dias”.

O prefeito Sidnei Eckert frisou com satisfação a forma como os CTGs conduzem as tradições no município e Estado. “As pessoas que fazem o estado do Rio Grande do Sul fazem a diferença. Não se abalam e sempre estão prontas para da família e da tradição”. Comentou ainda sobre a presença dos jovens no CTG destacando o avanço e crescimento da tradição gaúcha.

Após os pronunciamentos, a chama crioula foi acesa pelo Capataz da Campeira, Loivo Führ e pelo Piá Farroupilha, Gabriel Bersch Schmidt.

CTG Querência vai à escola

A programação deste ano conta com o projeto CTG Querência vai à escola, tendo como objetivo principal fortalecer a tradição gaúcha e trabalhar com os alunos o tema dos festejos farroupilhas deste ano “O campeirismo gaúcho e sua importância social e cultural”. Ao total, cinco escolas receberão o projeto: Escola Barra do Forqueta, Escola Bela Vista, Escola São Caetano, Escola Estadual Guararapes e Colégio Bom Jesus São Miguel.

Na segunda-feira, o projeto foi realizado na Escola Barra do Forqueta envolvendo alunos do 6º ao 9º ano. Coordenadora dos grupos Mirim e Juvenil do CTG Querência, Claudete Rempel explanou aos alunos sobre a história do Rio Grande do Sul, resgatando assuntos relacionados a cultura como a relação homem/cavalo; música campeira; laço; afazeres domésticos; mãos gaúchas no couro; funcionamento e características do galpão; tosquia; alambrador e ordenha.

Além disso, houve a declamação de uma poesia feita pela aluna do 6º ano Micaela Schossller e apresentadas danças gauchescas pelos integrantes da invernada artística, sendo que alguns são alunos da escola.

Por daiane