Arroio do Meio – A Casa do Museu sediou na terça-feira, o 1º Conversando sobre Turismo. Autoridades municipais, empreendedores do setor turístico e comunidade em geral lotaram o sótão da casa para discutir alternativas a fim de alavancar o turismo no município. Estiveram presentes integrantes da Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari (Amturvales) e o diretor do Turismo, da Secretaria Estadual do Turismo, Abdon Barreto Filho, que apresentou alternativas para o setor em Arroio do Meio. No encontro foram apresentados cases de sucesso, como o sistema colhe e pague de Márcia Ferrari e o café colonial de Paulo Reichert, ambos do distrito de Forqueta.
Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 472 estão divididos em 25 regiões turísticas. Porto Alegre, Hortênsias, Uva e Vinho, Campos de Cima da Serra, Vale do Paranhana, Costa Doce, Rota Missões e Rota Paleontológica são as mais visitadas. Para o prefeito Sidnei Eckert o turismo no município deve ser trabalhado em cima dos pontos fortes, citando as entidades e as comunidades que realizam festas. “Um exemplo disso é o rodeio do CTG que é muito forte”, observou.
Abdon Barreto Filho ressalta que para atrair turistas alguns aspectos precisam ser trabalhados. O primeiro deles é a marca, o segundo a segurança e o terceiro a comodidade. “Sem segurança o turista não vem. Ele também quer comodidade, como alimentação e hospedagem. Esses são aspectos importantes a serem pensados”, frisou.
Barreto Filho afirma que o município precisa promover o turismo, aspecto ainda pouco trabalhado. Ele classifica o turismo como um produto que se divide em três categorias: internacional, nacional e regional, na qual se enquadra Arroio do Meio. Segundo ele, a região tem características de produção e não de promoção. Para promover é preciso parceria entre todos os setores, tanto público como privado, o que é essencial para que o turismo funcione. “É preciso uma integração de ações entre os órgãos oficiais de Turismo e o sistema privado, visando capacitar os profissionais e manter o fluxo de visitantes”, observou.
Outra forma de chamar a atenção dos visitantes é trazer especialistas críticos da área que possam falar sobre o assunto, apresentando o roteiro de Arroio do Meio ao Estado. Esses profissionais são: jornalistas especializados, blogueiros e colunistas. Segundo o diretor de Turismo, meios de comunicação digitais também precisam ser trabalhados. “Quem está mandando os releases para a imprensa regional e estadual, há um profissional designado para isso?”, perguntou.
Alguns empreendedores do município fazem a divulgação no Facebook, ferramenta gratuita e de grande alcance. Márcia Ferrari, por exemplo, posta fotos dos clientes, colhendo os legumes. A cada nova postagem, principalmente se compartilhada pelo visitante, aumenta o número de pessoas que visualizam o trabalho da família.
Alcindo Köerbes também utiliza o Facebook para divulgar sua área de lazer localizada em Arroio Grande. Na última temporada a página teve seis mil curtidas. “Achei que alcançaríamos duas mil, mas esse número foi bem maior”, revelou.
Hoje os principais segmentos do turismo no Rio Grande do Sul são eventos, cultural, ecológico, melhor idade e Paleontológico. Para Abdon, a terceira idade é um segmento vantajoso, no qual, as pessoas possuem um alto poder aquisitivo. Os idosos estão vivendo mais, e estão aproveitando mais a vida viajando, consequentemente gastando mais. “Esse é um bom segmento a ser trabalhado”, sugeriu.
Outras reuniões serão realizadas para discutir o assunto. A próxima será no dia 25 de agosto, às 19h, na Casa do Museu. Nessa reunião os participantes serão divididos em grupos para discutir temas pontuais.