Jornal O Alto Taquari  .  Arroio do Meio,

O Alto Taquari

Jornal da Semana
Geral

Legislativo concede título à Dorotea Erbert Suhre

, 19 de abril de 2015 às 9h45

Arroio do Meio – Em sessão solene realizada na quarta-feira no restaurante Moinho da Luz, o Legislativo concedeu título de cidadã arroio-meense a Dorotea Erbert Suhre pelos serviços prestados à comunidade. O título foi uma proposição do vereador Darci Hergessel (PDT) em colaboração com o empresário Wanderlei Theves, o Xumby. Familiares, amigos, ex-alunos e autoridades municipais estiveram no local para prestigiar a cerimônia de entrega da homenagem.

Theves aprendeu a escrever as primeiras letras sob a supervisão de Dorotea, que deu aula também para sua mãe. Ele se lembra do sistema rígido adotado pela professora, o que não entendia na época, mas que hoje compreende perfeitamente dizendo que o sistema era diferente. “Hoje, olhamos para trás e damos valor àquele sistema de ensino. A situação exigia”, comentou. Disse ainda, que a professora abriu mão da vida particular para se dedicar a comunidade, participando assiduamente de vários grupos em Arroio do Meio. Dorotea também foi uma das fundadoras do Coral Municipal.

Hergessel comentou que o titulo se justifica por tudo o que a homenageada fez pela comunidade de Arroio do Meio. Lembrou da trajetória como professora, dizendo que Dorotea foi uma professora exemplar, e se doou inteiramente à profissão.

O coordenador da 3º Coordenadoria Regional de Educação, Paulo Backes ressaltou a dedicação de Dorotea ao ensino ao longo de sua vida profissional. Disse que a homenageada transmitia o conhecimento muito bem e fazia com o coração. Afirmou que a professora tem todos os requisitos para ser considerada cidadã arroio-meense. “A senhora é uma figura ímpar e positiva e ainda tem muito a contribuir para a comunidade. Os familiares podem se orgulhar”.

Emocionada, a filha Ângela Suhre não conseguiu conter as lágrimas. O orgulho da mãe e lembrança do pai já falecido foram os motivos da emoção que perdurou durante toda a homenagem. “A semente que ela plantou está germinando. Ela se dedicou à comunidade e contribuiu para o crescimento de Arroio do Meio. Atitudes e ações simples, podem fazer a diferença na vida de outras pessoas, e isso foi o que ela fez”.

Dorotea agradeceu o título dizendo que se sente honrada. Dedicou a homenagem à família, aos pais que sempre ensinaram a trilhar o caminho do bem. Dedicou também ao marido Aldino Suhre, já falecido, que conheceu ao chegar em Arroio do Meio, e que vive em sua lembrança. Agradeceu também aos netos e a filha pelo carinho incondicional. “Essa honraria é fruto não só de meus esforços, mas de todos que tem acompanhado e contribuído para a minha vida familiar, social e profissional”, avaliou.

Histórico

Dorotea Erbert Suhre nasceu em 19 de agosto de 1930 em Rolante/RS. Mais tarde mudou-se para Canguçu, quando iniciou a vida profissional como professora. Para ampliar seus conhecimentos profissionais como educadora, mudou-se para Porto Alegre, passando ainda brevemente por Lajeado, fixando residência posteriormente em Arroio do Meio no ano de 1952.

Ao chegar ao município ministrou aulas na comunidade Luterana São Paulo, quando morou na residência do Pastor Victor Lehenbauer. Nessa época assumiu também o coral da comunidade. Se aposentou em 1980, mas continuou auxiliando o coral como organista e regente, até 1993.

Em 1955 casou-se com Aldino Suhre. Com o esposo, foi sócia fundadora do Coral Municipal de Arroio do Meio, no qual, ajudou a levar a representatividade do município a vários locais do Estado. Também auxiliou por várias vezes o coral Concórdia como regente. Também se dedicou a ensinar a língua alemã ministrando aulas particulares.

Dorotea se mantém ativa até hoje. Realiza muitas atividades, entre elas, a realização do encontro das famílias: Guths, Suhre e Rahmeier, que ocorre a cada dois anos. Realiza também em sua residência, juntamente com o Grupo de Senhoras, e agentes municipais de saúde do município encontros mensais para avaliar a saúde das participantes.

Por daiane

Título de cidadã arroio-meense foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Momento da entrega do título. Ato foi prestigiado pelo Coordenador Regional da Educação Paulo Backes, vereadores, vice-prefeito Áurio Scherer e integrante do Coral Municipal, Celomar Schneiders