Porto Alegre – Após faturar R$ 130 milhões em 2014, obtendo um crescimento de 13%, a Neugebauer projeta um crescimento de 50% em 2015, totalizando R$ 200 milhões.
Apesar da transição no cenário econômico e político, a Vonpar Alimentos aposta nos investimentos feitos na moderna fábrica de Arroio do Meio e na experiência logística da distribuição de bebidas para expandir a marca de chocolates gaúcha nas regiões sul e sudeste do país.
Nos próximos cinco anos a meta da empresa é atingir entre 15% e 20% na participação de mercado de chocolates no Rio Grande do Sul (que é de 5% atualmente), e consequentemente as vendas em Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Nos demais estados a estratégia será um pouco menos agressiva, porém, presencial, “não está proibido vender lá. Mas temos noção de que somos pequenos e competimos com gigantes. Precisamos crescer de forma ordenada, levando todas as linhas com igualdade nos mercados”, afirma o presidente Ricardo Vontobel.
No mercado internacional os produtos da divisão de Candies (balas e doces) estão presentes em 70 países. Já a exportação de chocolates atinge apenas 30 países, alguns em menor escala, outros com volume expressivo. As exportações no momento estão atrativas devido a valorização do dólar. Fato que não está prejudicando a importação de matéria prima como o cacau. A empresa já garantiu o estoque até 2017, por meio de negociações no mercado futuro da bolsa de Nova Iorque.
A Neugebauer – primeira fábrica de chocolates do Brasil fundada em 1981 – foi adquirida pela Vonpar em 2010, “o produto era de excelente qualidade mas a empresa vivia do passado. Compramos a história da marca. O maquinário foi vendido para o ferro velho. Apenas dois equipamentos puderam ser reaproveitados. Investimos em torno de R$ 200 milhões na compra de máquinas vindas da Itália, Alemanha e Suíça, na nova fábrica de Arroio do Meio e em logística, e SAP (Sistemas, Aplicações e Programas) em processamento de dados”, retrata.
O objetivo agora é chegar no consumidor com qualidade, desenvolvendo produtos direcionados aos novos hábitos de consumo, “queremos ser reconhecidos pela qualidade, mas com preços competitivos […] sem investimentos não há crescimento. No Japão, Europa e EUA 40% do crescimento vem das inovações. A fábrica da Coca-Cola da Assis Brasil, construída em 1998, já triplicou de tamanho”, revela.
Segundo Vontobel, até o momento o país cresceu devido a capacidade ociosa. Entre os desafios que virão, como a crise energética, existe um horizonte de oportunidades em um mercado de 200 milhões de consumidores, “todos vamos aprender com as dificuldades”, dimensiona.
Inauguração de loja exclusiva marca retomada de crescimento
Na terça-feira a família Vontobel recebeu a imprensa estadual para apresentar a primeira loja conceito da Neugebauer inaugurada no Viva Open Mall, em Porto Alegre. Este é o primeiro espaço exclusivo de uma empresa fabricante de chocolates no mundo e traz novidades em produtos e na forma inovadora de serviço e opções de consumo.
O grande destaque da Loja Neugebauer são os 22 sabores novos e exclusivos dos chocolates Bib’s (além dos oito tradicionais) – frutas como goiaba, lichia e framboesa; especialidades com nozes, avelã, macadâmia, café e caramelo, entre outros – desenvolvidos especialmente para o novo espaço. Os produtos ficam à disposição em grandes cilindros, que podem ser experimentados com diferentes coberturas. Diversos outros produtos da marca também serão comercializados no local.
O investimento total foi de R$ 500 mil. O objetivo da loja é aproximar cada vez mais a marca do público e apresentar todas as novidades e os consagrados produtos do portfólio da empresa.
A manutenção ou renovação dos sabores serão condicionadas à preferência e às sugestões do público. Não há previsão de expansão de filiais ou franquias da loja. A ideia inicial é testar o conceito.
Na ocasião foram lançados três novos tipos de chocolate, um deles no modelo “uma mordida”, minibarrinha individual, destinada a ser consumida a qualquer hora e em qualquer lugar.
A Loja da Neugebauer fica no novo shopping aberto de Porto Alegre, o Viva Open Mal, localizado na Avenida Nilo Peçanha, 3228, no bairro Petrópolis. O espaço da marca abre de segunda a sábado, das 10 às 22h, e tem funcionamento facultativo aos domingos.
Doce de Leite da Mu-Mu
Até o final de maio, a Vonpar Alimentos terá concentrado todas as atividades em Arroio do Meio, agora, aplicando mais R$ 9 milhões, para lá instalar a fábrica de doce de leite Mu-Mu (marca adquirida em 2010), que atualmente funcionava de forma terceirizada em Viamão.
Nessa linha, será fabricado chocolate com vitamina e cereais, voltados para público infantil. Ainda, neste semestre, a empresa deve lançar a “vaquita”, que é uma vaquinha de chocolate.
A fabricação de leite foi descontinuada em função da crise, “nós não poderíamos de nenhuma maneira arriscar nossa imagem em um setor em que não sentimos nenhuma segurança. Vamos manter o doce de leite, que é o produto tradicional e que deu origem à empresa Mu-Mu”.
Na noite de quarta-feira a Câmara de Vereadores de Arroio do Meio aprovou incentivo de R$ 970 mil para concretização do investimento.
Saiba mais – No mercado de refrigerantes, a Vonpar é líder no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em 2014 teve um faturamento de R$ 2,6 bilhões (registrando crescimento de 10%).